Férias: Organize-se com Outras Famílias

O período de férias, no entanto, pode ser aproveitado de forma mais livre, sem o envolvimento de atividades específicas.

Mais do que em qualquer outra época do ano, esse também é o tempo certo para o ócio criativo.

crianças brincandoUma ótima forma de coordenar a livre recreação das crianças é formar um grupo de pais e mães e planejar passeios e brincadeiras durante a semana: cada dia uma família será a anfitriã, ou responsável pela diversão.

Vocês podem se organizar – e acompanhar o movimento – em grupos de Whatsapp.

Um dia uma família que mora numa casa maior poderá receber a criançada para correr no jardim e fazer outras atividades dentro de casa, como assistir a filmes, brincar de esconde-esconde e jogos de tabuleiros.

Noutro dia, outra família que frequenta um clube pode organizar de levar a turminha para um banho de piscina e um almoço.

Uma terceira família poderá combinar de acompanhar os pequenos ao cinema ou teatrinho.

O importante é identificar os adultos que possuem agenda, disposição e ideias para entreter a gurizada; num grupo aonde todos objetivam se ajudar em prol de boas férias para os filhos, essa divisão de tarefas é facilitada.

A criança deverá sempre levar consigo dinheiro para pagar possíveis despesas, não sobrecarregando financeiramente a família da vez.

Aproxime-se da sua Própria Família Distante

menino caubói

 

Muitas das férias inesquecíveis dos adultos de hoje aconteceram em cidades diferentes das que viviam – em geral na casa, sítio ou fazenda de parentes próximos, em outras localidades.

Lance mão da intimidade que existe com outros familiares e combine de mandar seu filho para passar alguns dias ou semanas com avós, tios e primos num lugar diferente do que ele já vive.

Se for possível levar um amiguinho, ainda melhor: seu pequeno se sentirá ainda mais seguro e confortável com a ideia de ficar longe dos pais – além de garantir a diversão.