Alternativas à Colônia de Férias

Escrito por

 

Colônias de férias são ótimas alternativas para entreter as crianças quando os pais continuam trabalhando durante o recesso letivo de verão.

No entanto muitos responsáveis estão pensando duas vezes na hora de gastar uma quantia extra de dinheiro em tempos de crise.

Além disso, às vezes a própria criança simplesmente não quer repetir o modelo de colônia de férias, preferindo algo diferente.

Veja a seguir algumas alternativas de diversão para os pequenos para os meses de recesso escolar. Elas podem ser ótimas formas de desenvolver novos talentos da criança e ajudar a estabelecer novas amizades.

A ideia central é usar as férias não apenas para recreação, mas para explorar novas habilidades no seu filho.

Como as férias de verão duram em média dois meses e meio, é possível envolvê-lo em mais de uma opção de atividade de curta duração.

Aulas de Esportes nas Férias

Muitos clubes e academias possuem calendários especiais de esportes exatamente para atender as crianças que estão de férias.

natação criançaIsso possibilita que seu filho não apenas continue se desenvolvendo no esporte que praticou o ano todo como também descubra outros com os quais ainda não teve contato.

Se você mora numa cidade com recursos naturais como praia, montanhas, rios e lagoas, explore-os.

Numa localidade de praia, por exemplo, procure se informar sobre aulas de esportes de areia e mar, tais como vôlei de praia, futivôlei, futebol de areia, surfe ou stand up paddle para crianças.

Montanhas podem oferecer trilhas e pequenas escaladas de baixíssimo impacto, especiais para os menores.

Rios e lagoas são perfeitos para a prática supervisionada de remo e vela.

Oficinas de Arte e Culinária para Crianças

Mas o corpo não precisa ser o único foco da criança durante as férias: arte e culinária podem ser ótimas atividades para estimular a imaginação e os sentidos dos pequenos.

lápis de cor arte

Aproveite as férias para descobrir o artista que existe no seu filho

Além de serem muito divertidas, oficinas de arte ajudam a criança a se expressar de maneira criativa, funcionando como uma forma de comunicação de seu mundinho interior.

Além dos já conhecidos giz de cera, massinha e tinta guache, numa escolinha de arte seu filho terá acesso a materiais novos para ele, como telas, argila e reaproveitamento de embalagens – tudo com a orientação de profissionais especializados em criatividade.

Complementarmente, você poderá aproveitar os finais de semana para levá-lo a uma exposição, o que tornará o aprendizado artístico ainda mais marcante.

Aulas de música, dança e teatro também entram na categoria das artes.

Aqui valem lições de canto, instrumentos específicos, danças exóticas e todo tipo de grupos de dramaturgia para menores.

Já a culinária recai sobre a exploração dos sentidos da criança, em especial o paladar, o olfato e a visão. Mas vai além disso: a execução de receitas desenvolve noções do mundo concreto, tais como pesos, quantidades e proporções.

Sem contar que o pequeno ficará orgulhoso de levar a comidinha que preparou para oferecer em casa: é um grande exercício de auto-estima e carinho.