Escolhendo as Alianças de Casamento

Escrito por

 

Uma vez tomada a decisão, é hora de se antecipar para encarar uma extensa lista de preparativos que envolvem a celebração do casamento.

Além de todos os detalhes para a realização da cerimônia, organização da futura residência do casal e da viagem de lua de mel, há um aspecto muito importante que não deve ser ignorado ou deixado para última hora: a escolha do par de alianças.

Símbolo maior do matrimônio nas culturas ocidentais, elas serão utilizadas por muito tempo e merecem uma pesquisa detalhada para a realização de um investimento sólido e duradouro.

Veja algumas considerações importantes e descrições detalhadas sobre a oferta de modelos disponíveis para sua escolha.

A Aliança de Noivado

alianças casalÉ tradição, quando o casal oficializa os planos de casamento já planeja uma pequena cerimônia para notificar a família e os amigos mais próximos com a celebração do noivado.

Muitos casais optam por já adquirir as alianças de ouro e já começar a usá-las na mão direita como demonstração do comprometimento, e usam os mesmos anéis na cerimônia de casamento.

Como a aliança de noivado geralmente será usada por um curto período, é opcional para os noivos providenciar por alianças mais simples, que serão substituídas pelas definitivas, ou já investir antecipadamente no par que será usado depois de casados.

Não há regra específica para as alianças de noivado, você é quem decide.

Materiais das Alianças de Casamento

Os modelos clássicos e mais utilizados para as alianças de casamento são as feitas em ouro.

Além do costume estético, vale ressaltar que o ouro é um metal nobre, leve, resistente à ação do tempo e de fácil limpeza e polimento.

É possível encontrar diversas tonalidades de ouro, como o amarelo intenso, amarelo envelhecido, ouro rosé.

No entanto, alguns casais podem quebrar a tradição e utilizar alianças de casamento de ouro branco ou platina, ou mesclando materiais de diferentes tonalidades.

A platina também é um metal nobre e ultrarresistente à oxidação, apresenta níveis significativos de resistência e durabilidade do ouro.

As alianças de platina costumam ser a base de alianças cravejadas com pedraria e têm valor de mercado mais elevado do que o ouro e a prata.

Apesar de não haver nenhum tipo de regra que impeça o casal de adotar alianças de prata como as alianças oficias do matrimônio, o hábito não é nada comum, já que essa categoria de metal geralmente é empregada nas alianças de compromisso durante o período do namoro.

Mesmo tendo um custo menor, vale ressaltar que a prata não é tão resistente quanto o ouro e a platina. As alianças desse material podem durar menos tempo devido a um desgaste natural.

Alianças: Pense nos Aspectos Práticos

aliançasEscolhido o material, deve-se ter em consideração que as alianças de casamento serão constantemente utilizadas e por isso é preciso aliar o conforto à sua beleza.

O mercado disponibiliza modelos anatômicos, que acompanham a curvatura natural dos dedos, que devem ser imprescindivelmente medidos antes da compra.

Uma aliança muito folgada pode deslizar e cair, e uma muito apertada, além de desconfortável, pode causar problemas circulatórios.

Vale lembrar que modelos menos detalhados sofrem menos riscos de atrapalhar as atividades cotidianas e de se deteriorar com o tempo ou contato com utensílios e ferramentas.

O Estilo das Alianças

As opções de modelos de alianças de casamento aumentaram muito nos últimos anos, atendendo a todo tipo de gosto e preferência dos casais.

Para alegria de noivos e noivas, elas não precisam ser totalmente idênticas. Cada cônjuge pode adicionar traços de sua preferência ao anel.

Por exemplo, há pares muito parecidos, mas que são decorados com pedrarias para as mulheres, deixando a aliança mais feminina.

O importante é levar em consideração que as joias devem respeitar a preferência do casal.

Escolher o modelo ideal para os dois já é um dos primeiros exercícios de compreensão e companheirismo no casamento.

Sejam largas ou estreitas, retas ou arredondadas, lisas ou decoradas, o importante é o consenso, a harmonização com o estilo de cada um dos noivos.

Gravando as Alianças

aliançasO costume mais comum é gravar o nome do cônjuge junto à data do casamento no interior de cada aliança.

No entanto, é cada vez mais comum encontrar casais que optam por gravações alternativas.

Nome e data podem ser incluídas na superfície externa das alianças, mas já existem outras formas personalizadas de identificação, como as impressões digitais um do outro, a representação dos batimentos cardíacos e até a representação gráfica das ondas sonoras da voz da pessoa amada.

Independentemente de costumes e tradições, a escolha das alianças de casamento pode contar com qualquer característica que permita que o casal se identifique mais, tornando esse símbolo ainda mais cheio de significado.