Videogame em Família: Confira os Melhores Jogos

Escrito por

 

Foi-se o tempo em que o videogame era apenas para adolescentes.

O brinquedo, que por vezes chegou a ser considerado como um vilão para a saúde, hoje virou referência para desestressar da correria cotidiana e até mesmo para promover a socialização.

Claro que é importante que não haja excessos: os pais precisam impor limites para que os filhos usem o aparelho com controle.

Por outro lado, as pessoas estão cada vez mais adaptadas ao universo dos games – por isso é comum os pais dividirem o controle do videogame com os filhos e através dos jogos interativos toda a família pode participar.

Sim, Videogames Podem Trazer Bem Estar

Antes de falarmos sobre os jogos de videogame, é importante entender seus benefícios para o desenvolvimento da criança e para a saúde.

xbox videogameJogos eletrônicos em geral estimulam automaticamente a vontade de vencer, ajudando a criança a não desistir tão facilmente de seus objetivos.

Além disso, existem estudos que comprovam que os jogos de estratégias ajudam no raciocínio lógico, pois exige do jogador concentração para encontrar o caminho certo.

Quando a fase do jogo é complicada e o jogador perde, ele analisa o motivo da derrota e rapidamente encontra outra solução para lidar com a aquela frustração.

Dessa forma, o game pode ajudar a lidar com os problemas ao estimular que a pessoa pense na solução, além de ensinar a lidar com as derrotas, pois sempre haverá outra chance para recomeçar.

Para contornar a ameaça da obesidade gerada por horas de inatividade diante da telinha e do isolamento, a indústria dos games investe cada vez mais em jogos interativos e acessórios que exigem dos jogadores o uso do corpo (conheça alguns acessórios aqui), se assemelhando cada vez mais com atividades físicas.

Títulos de Games Interativos para Jogar em Família

Just Dance 4: Sucesso mundial, o Just Dance não deixa ninguém parado. Nele você encontra músicas para toda família dançar. Até quem fica apenas olhando se diverte observando as performances. Disponível para PS4, Xbox e Wii.

Rock Band 4: Com a sua nova versão lançada em outubro de 2015, o Rock Band traz uma experiência de estrela do rock, onde cada integrante da família pode ser um músico. Basta escolher a guitarra, o baixo, a bateria ou o vocal e pronto! Sua banda estará completa. Disponível para PS4 e Xbox One.

The Voice: O jogo simula o programa de televisão The Voice e permite que cada membro da família se sinta como se estivesse nas audições do programa – com direito a cadeira virando para quem tiver a melhor performnace em cima do palco, as batalhas de vozes e a disputa na final. Disponível apenas para Xbox 360.

Wii Sports: O Wii Sports reúne uma série de jogos de esporte em que toda família pode se divertir. Os jogos são simples e muito divertidos. Nele encontramos jogo de tênis em que o jogador precisa apenas rebater a bola; beisebol em que o jogador escolhe se quer arremessar ou rebater; golfe em que até quatro jogadores podem jogar mesmo se houver apenas um Wiimode; boliche que permite até fazer efeitos com a bola; e o jogo de boxe que permite simular lutas. Disponível apenas para o Wii.

Kinect Sports: Como o próprio nome sugere, o Kinect Sports também é um pacote de jogos de esportes. Nele encontramos jogos para toda a família como futebol, vôlei, atletismo, boliche, tênis de mesa e boxe. Se reunir todos na sala é possível disputar com toda a família e amigos. Disponível apenas para Xbox.

Minecraft: É o tipo de jogo que ativará a criatividade das crianças. O Minecraft permite construir qualquer coisa através de blocos onde o jogador escolhe o que quer criar e o que quer jogar. É possível dividir a tela até quatro jogadores ou no modo online até oito jogadores. O interessante é que não existe um objetivo no jogo, apenas cuidado quando a noite cair, pois alguns monstros surgem. Mas basta construir um abrigo para se proteger o restante fica por conta da imaginação. Disponível para PS4, Wii, Xbox e até platarformar Android e IOS.

Sport Champions 2: Esse é o jogo da sequência para PlayStation Move mais vendido até hoje. O Sport Champions 2 permite jogar com um ou dois controles e desafiar amigos em vários esportes, incluindo esqui, tênis, boxe, golfe, boliche, além da versão atualizada de arco e flecha. O game possibilita ao jogador personalizar seus avatares, criar torneios com múltiplos esportes e visualizar fotos em grupo no modo Party. Disponível apenas para PS3.