As danças no Brasil são diversas em cada região do país, sendo as mais conhecidas, o Samba, o Maxixe, o Xaxado, o Baião, o Frevo e a Gafieira.

Um dos principais aspectos observados no estilo samba de gafieira é a atitude do dançarino frente a sua parceira: malandragem, proteção, exposição a situações supresa, elegância e ritimo, além de uma quase total predominância na condução da relação que se estabelece na hora da dança, onde o homem conduz a sua dama, e nunca o contrário.

A principal figura da do samba de gafieira é o gancho, que, como o próprio nome diz, pode ser utilizado como início de um passo, ligação para outro passo ou até mesmo para finalização de uma frase de passos.

Gafieira é o local onde por volta do fim do século XIX e início do séulo XX em diante, tradicionalmente as classes mais humildes podiam freqüentar para praticar as danças de casal (danças de salão).

Não chegava a ser um clube e sim uma alternativa, para essas pessoas e pelo que consta a história, as gafieiras sempre existiram no município do Rio de janeiro.

 

Samba de Gafieira

 

 Apresentação: Samba de Gafieira Simone e Sandro

fonte:wikipedia.