Saiba Como Montar uma Sala de Jogos

Escrito por

Contar com um espaço dedicado para jogos em casa é uma ótima forma de aliviar o estresse depois de um longo dia de trabalho. Sim, não é preciso ser criança para criar um! Saiba mais a seguir.

Presentes em hotéis, clubes, pousadas… salas de jogos são uma opção indispensável de lazer. E é perfeitamente possível ter um particular, na sua própria casa.

Montar um espaço para jogos pode ser uma diversão em si. Entre preparar o local até escolher os melhores jogos, a história toda pode virar uma grande brincadeira.

Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas de como elaborar um sala de jogos para todas as idades com muito conforto e diversão!

Escolha um Cômodo para seu Espaço de Jogos

O primeiro passo para montar um espaço de jogos é escolher de forma criteriosa e cuidadosa onde ele será instalado no seu lar.

sala de jogosQuem possui uma área espaçosa, como um quarto ou sala “sobrando”, pode aproveitar e caprichar no planejamento desse cômodo com uma decoração diferenciada e diversos jogos.
Caso contrário, será necessário ter um pouco mais de criatividade e buscar soluções que permitem criar uma área divertida e funcional. Uma boa dica é adaptar uma varanda ou um cantinho da sala de estar em um uma área de jogos.

Uma área comum do condomínio, como um salão de festas, pode acomodar um espaço para jogos. Ele também pode ser uma extensão de uma brinquedoteca infantil, para os pais se distraírem enquanto os pequenos se divertem.

A grande vantagem aqui é transformar espaços naturalmente voltados para receber convidados em locais com ainda mais atrativos: os jogos de mesa! Assim, você une o útil ao divertido sem precisar sacrificar uma grande área do seu lar.

Priorize móveis e mesas de jogos retráteis e/ou desmontáveis. Além dessas opções, existem aquelas mesas (de ping-pong, bilhar,etc) que podem ser utilizadas também como uma mesa normal para o dia a dia.

Decoração para a Sala de Jogos

Depois de decidir qual o local ideal para receber a sua sala de jogos, é o momento de planejar a decoração.

Organize o ambiente de forma que as pessoas possam sentar e conversar entre uma partidinha e outra. Conte com poltronas, pufes, cadeiras e mesinhas.

Se a área é maior, uma mesa redonda com algumas cadeiras ou mesmo uma bancada é perfeita não apenas para essa socialização, mas inclusive para jogos como xadrez, carteado, entre outros.
Quando ela é mais compacta, alguns pufes ou um pequeno sofá dão conta do recado. Eles ajudam a manter o local bonito, sem deixá-lo muito atravancado.

Já a iluminação deve ter o equilíbrio entre funcionalidade – ou seja, proporcionar condições ideais para a prática dos jogos – e aconchego, sem deixar o ambiente iluminado demais. Algumas luminárias e pontos de luz específicos cumprem bem essa função.

Para finalizar o design do ambiente, busque incluir elementos que combinem com as diversas faixas etárias que utilizarão esse espaço.
Por exemplo: caso adolescentes e crianças frequentem bastante o local, talvez o melhor não seja contar com um barzinho. No lugar dele, faça um ponto para jogos eletrônicos, com quadros e pôsteres com referências à cultura pop.

Para incrementar, providencie um sistema de som: pode ser mesmo um notebook ligado a uma caixa de som. Um quadro negro para anotar placares e recados é indispensável.

Jogos de Mesa Mais Populares

Os jogos são a atração principal do espaço. Por isso é essencial que você escolha aqueles que trarão diversão para diversos tipos de pessoas e sejam bem conhecidos e fáceis de jogar.

Abaixo separamos uma lista com itens que não podem faltar na sua sala de jogos de mesa.

Futebol de Botão

Essa é uma ótima forma de criar um vínculo entre gerações. O futebol de botão foi muito popular, mas hoje já não é tão conhecido.

Por isso, essa é uma opção interessante para apresentar um jogo que desenvolve habilidade e coordenação motora para as novas gerações. Mostre para os seus filhos ou sobrinhos como você brincava na infância!

Pebolim (Totó)

pebolimFalando em jogos clássicos e que todo mundo adora, o pebolim (também conhecido como totó, fla-flu e uma grande variedade de nomes dependendo da região em que você mora) é sem dúvida um dos mais icônicos.

Aqui também vale dar preferência para uma mesa de pebolim que tenha os pés dobráveis para que ela seja guardada na vertical. Assim, você economiza muito espaço.

Pingue-Pongue (Tênis de Mesa)

Esse é um clássico que garante várias horas de diversão e ainda por cima uma tranquila (mas efetiva!) atividade física. O tênis de mesa tem regras simples e é acessível tanto para jovens quanto para adultos – uma escolha infalível.

Além disso, é possível optar uma mesa de pingue-pongue articulada. Ela pode ser dobrada e, assim, guardada com facilidade.

Bilhar (Sinuca)

Para quem deseja ter uma daquelas salas de jogos completas, que possuem um pouco mais de espaço e são a principal atração do lar, uma mesa de bilhar é um item infalível!

Embora possa exigir um pouco mais de habilidade, esse jogo é certeza de muitas horas de diversão com a família e os amigos.

Air Hockey

air hockeyMas nem tudo são clássicos. Uma das novidades mais populares dos últimos tempos é o air hockey. Ele vem ganhando o gosto tanto de crianças quanto de jovens com seu ritmo rápido e jogatina cheia de adrenalina.

Também é uma opção que exige um pouco mais de espaço físico, mas compensa com toda a diversão que proporciona.