Roupas e Equipamentos para Trilhas

Escrito por

 

Fazer trilhas é uma maneira perfeita de unir o prazer de um passeio com a apreciação de paisagens naturais – além de ser uma ótima forma de se exercitar.

Mas para aproveitá-las ao máximo é importante estar preparado.

Aqui vai um pequeno guia de roupas e equipamentos para essas pequenas aventuras.

Roupas Indicadas para Quem Vai Fazer Trilhas

Você pode aproveitar algumas peças que já existem no armário: camisetas de algodão, uma bermuda confortável com bolsos ou até mesmo roupas de ginástica, como regatas de tactel, dry-fit ou calças tipo legging.

Aliás, calças compridas podem ser boas aliadas contra o mato alto e possíveis mosquitos.

Aqui, o importante é o conforto – e isso inclui deixar a pele transpirar sem dificuldade.

Chapéus e bonés também são muito indicados mesmo no inverno, pois protegem do contato direto com o sol. Lembre-se de que trilhas podem durar o dia inteiro!

O cuidado super especial fica mesmo por conta dos pés – afinal, são eles que fazem o trabalho pesado, abrindo caminho pela vegetação, atravessando poças e vencendo pedras.

Se a trilha que você vai fazer for mais simples, um par de tênis de corrida será suficiente. O importante é que a sola tenha recursos antiderrapantes.

Mas se você não conhece o trajeto ou sabe que o terreno é mais acidentado, não pense duas vezes: providencie botas especiais para trilhas. Elas proporcionam maior estabilidade, segurança e aderência ao solo.

Evite a todo custo usar sandálias de borracha, que não protegem e saem com facilidade dos pés; e coturnos (botas tipo militar), que costumam ser duras, pesadas e tendem a acumular água.

Lembre-se de que um calçado inadequado pode estragar totalmente seu dia, seja dificultando a superação de obstáculos, seja criando bolhas e machucados nos seus pés.

Meias comuns de algodão também são contra-indicadas, pois retém o suor e aumentam o atrito entre o pé e o calçado.

trilha meninaJá existem meias especialmente desenvolvidas para quem faz trilha: procure-as em lojas de camping e montanhismo, e leve sempre um par extra com você.

Para carregar esses itens extras e muitos outros você deverá escolher uma boa mochila.

Ela não precisa ser grande – mas deverá ser resistente, impermeável, com boas costuras e alças acolchoadas que não vão machucar seus ombros ao longo do trajeto.

Nem pense em carregar sacolas no ombro ou nas mãos.

Trilhas: O Que Levar

Além das meias extras, outra peça de roupa que você deverá levar será uma boa capa de chuva ou anorak. O tempo sempre pode mudar – e a temperatura certamente cai conforme a tarde avança.

Mais itens importantes para quem vai fazer trilha:

  • Cantil cheio de água (de 1 a 1,5 litro);
  • Lanche (salgado e doce);
  • Protetor solar e repelente. Recomenda-se já começar a trilha aplicando-os, e reaplicá-los na segunda metade do passeio;
  • Óculos escuros;
  • Lanterna;
  • Bússola;
    trilha menina

    Leve o mapa do local da trilha

  • Kit de primeiros socorros, com band-aid, esparadrapo largo e grosso, gaze, antisséptico, pinça, tesourinha e analgésicos;
  • Faca ou canivete;
  • Luvas de couro, para o caso de precisar abrir caminho por entre galhos enfarpados ou vegetais espinhentos;
  • Um lenço ou bandana, para molhar e amarrar na cabeça em dias muito quentes;
  • Mapa do lugar;
  • Se for o caso, roupa de banho e uma toalha leve, de secagem rápida, encontrada em lojas especializadas em acampamentos;
  • Saco plástico para guardar eventual lixo. Mas ele não deve ser abandonado no meio do caminho, e sim guardado na mochila, mesmo cheio, para ser descartado numa lixeira apropriada na volta.
  • Celular, que pode ser útil para entrar em contato com alguém em caso de acidentes ou mesmo para tirar fotos.

Dica de ouro: sempre avise à família e aos amigos que está indo fazer uma trilha, e aonde. É uma das formas de cuidar da sua segurança.

 

Autoria: Texto elaborado por Joana Coccarelli.