Regras do Vôlei e Vôlei de Praia

Escrito por

O vôlei de quadra e o vôlei de praia são dois dos esportes olímpicos coletivos mais célebres do mundo. Conhecer suas regras deixa a partida ainda mais emocionante para quem assiste.

O vôlei (ou voleibol) foi criado nos Estados Unidos no século XIX; já o vôlei de praia começou a ser praticado no século XX e é uma variação, adaptada para a areia, do esporte original.

Além das Olimpíadas existem, atualmente, diversos torneios internacionais, tanto masculinos quanto femininos. As seleções brasileiras dos dois gêneros estão sempre entre as mais fortes do planeta.

Saiba mais sobre ambas as modalidades a seguir.

Como se Joga Vôlei de Quadra

volei saqueO vôlei tradicional pode ser praticado em quadras fechadas, tipo ginásios, ou a céu aberto. Uma rede divide a quadra e o sistema de marcação de pontos prevê que a bola deve tocar o chão do campo adversário.

O movimento que dá início à disputa de pontos é o saque, que deve ser realizado atrás da linha de fundo do campo de seu time.

A bola é fortemente lançada por cima da rede e o time oponente precisa recebê-la.

No entanto se o saque for forte demais, ele poderá passar pela linha de fundo do campo adversário e a vantagem ficará com o outro time. A mesma consequência se aplicará se a bola bater na rede e não chegar ao campo oposto.

Se a recepção errar e a bola tocar o chão, o ponto já é marcado, e o time tem direito de sacar novamente.

volei

Manchete

O mais frequente movimento de recepção do saque dado pelo time adversário é a manchete.

Este é o passe que melhor absorve o impacto do saque e ao mesmo tempo promove uma boa entrega de bola para o jogador levantador, do próprio time.

O levantador recebe a bola do passe (ou seja, do receptor de um saque) e deve entregá-la na melhor posição possível, em altura e localização, para que um terceiro jogador, o atacante, golpeie-a para o campo do oponente e marque um ponto.

Por conta disso, o atacante em geral está bem próximo à rede e, se a bola for bem levantada para ele, normalmente ele finaliza a jogada com um grande salto, de modo que a transferência da bola não consiga ser defendida pelo outro time e toque o chão.

Uma das maneiras mais imediatas de tentar impedir um ataque de grande efeito do adversário é efetuar um bloqueio, que consiste em saltar com os braços esticados, formando uma barreira que fará a bola voltar para o campo oposto.

As Regras do Vôlei de Quadra

Partidas de vôlei contam com cinco sets de 25 pontos cada um, sendo que é necessário obter dois pontos de vantagem em relação à equipe adversária.

O set só é finalizado quando essa vantagem for estabelecida, independente de quanto tempo levar.

Dois times disputam a partida, cada um com seis jogadores ativos e seis reservas.

Depois de cada saque ou de devolução da bola pelo adversário, cada time tem o direito de tocar na bola no máximo três vezes – e o jogador jamais poderá tocar duas vezes seguidas na bola.

Vence a equipe que conquistar o maior número de sets.

Nos quatro primeiros sets os times alternam de quadra logo após cada intervalo. No quinto set as equipes trocam de lado assim que uma delas atinja 8 pontos.

Como Funciona o Vôlei de Praia

volei de praiaNo vôlei de praia cada um dos dois times é composto por apenas dois jogadores – as famosas duplas. Não há jogadores reservas. A quadra é, naturalmente, localizada numa praia, a céu aberto.

As regras do vôlei de praia variam um pouco das do de quadra: o bloqueio, por exemplo, conta como sendo um dos três toques permitidos. Além disso, é possível tocar a bola duas vezes seguidas, caso seja um bloqueio e o próximo movimento.

A partida contém cinco sets de 21 pontos, valendo a mesma necessidade de uma vantagem de dois pontos por uma das equipes para que o set seja encerrado.

Nos dois primeiros sets, os times devem trocar de quadra a cada sete pontos conquistados por um deles.