O Jogo de Amarelinha: Tipos e Regras

Escrito por

A amarelinha é uma brincadeira tradicional e divertida, que sobreviveu ao tempo e aos jogos eletrônicos. Veja a seguir como pular amarelinha!

Você pode comprar um pronto na forma de um tapete ou de peças em EVA ou fazer à moda antiga, riscando com giz sobre o chão de uma área externa.
Alguns espaços de lazer já deixam um jogo de amarelinha permanente, com tintas especiais ou até mosaicos para atrair a criançada.

As regras da amarelinha são simples e há mais de uma forma de jogar. Ela requer  bom equilíbrio e habilidade, e vai divertir qualquer pessoa que já saiba andar!

Tipos de Amarelinha

amarelinha em y

Amarelinha em y

Há vários esquemas deste jogo, sendo que este é o mais conhecido. No começo, há a casa “inferno”, que também pode ser chamada “terra”, ou simplesmente não existir. Mas pelo menos no Brasil, o “céu” sempre permanece, não importa o tipo de desenho.

Sim, porque há outros tipos de desenho de amarelinha! Às vezes as casas contendo os números ficam dispostas umas ao lado das outras, formando duas colunas até o “céu”.

Há também a versão redonda, chamada caracol. Ela consiste numa única coluna de casas que se enrola sobre si mesma. Geralmente a amarelinha caracol envolve dois ou mais participantes e o objetivo é ver quem chega primeiro ao interior.

Outra modalidade de amarelinha, bem original, é a em forma de Y, onde três jogadores possuem seus próprios caminhos até o “céu”.

Origem da Amarelinha

amarelinha jogoO jogo foi criado na Roma antiga e a intenção era retratar as fazes da vida, começando na terra e terminando no céu. Há, também, quem diga que a ideia era simular um labirinto.

Ele foi redescoberto na França por volta do século XVII, sob o nome de marelle. No Brasil, o termo acabou se tornando amarelinha.

Desde então, ganhou grande popularidade pelo mundo, divertindo crianças há várias gerações.