Como jogar a Cama de Gato

Escrito por

 Brincadeiras para crianças

O jogo da Cama de Gato é popular entre várias tribos indígenas, não apenas no Brasil mas nos Estados Unidos, África e até entre esquimós. O único material necessário é um longo barbante.

O comprimento pode ir até 1,80, mas naturalmente para as crianças precisa ser mais curto.

Como fazer o berço básico da cama de Gato

Feche o barbante com um nó e enganche-o nos polegares e dedos mínimos, de modo a ter um pedaço de fio encostando em cada palma.Feche o barbante com um nó e enganche-o nos polegares e dedos mínimos, de modo a ter um pedaço de fio encostando em cada palma.

Obs: o barbante aqui está mais curto para poder entrar no campo de visão da máquina, mas normalmente ele é bem mais longo, podendo chegar até 1,80 cm, dependendo do tamanho dos jogadores.

Passe o dedo indicador da mão direita sob o fio da palma esquerda.Passe o dedo indicador da mão direita sob o fio da palma esquerda.

Agora passe o dedo indicador da mão esquerda sob o fio da palma direitaAgora passe o dedo indicador da mão esquerda sob o fio da palma direita – mas POR DENTRO da laçada que você fez antes, preste atenção!

Está pronto o “berço”Está pronto o “berço”, ou cama de gato básica.

Cama de gato em dupla

Juntam-se dois jogadores. Juntam-se dois jogadores. O primeiro deve formar o berço. O segundo deve pegar o barbante nos pontos onde eles se cruzam e puxá-los para os lados.

Sem largar o barbante, ele deve enfiar os polegares e indicadores por baixo da cama de gato e tirá-la das mãos do colega sem desmanchar os laços.Sem largar o barbante, ele deve enfiar os polegares e indicadores por baixo da cama de gato e tirá-la das mãos do colega sem desmanchar os laços. Depois é a vez do primeiro jogador.