Feriadão: Viagem de Última Hora

Escrito por

Você tinha certeza de que ficaria na cidade no feriadão que se aproxima. No entanto, de uma hora para outra, bateu aquela vontade irresistível de viajar.

Ainda que mais informais que as férias tradicionais, feriadões são oportunidades para mudar de cenário e romper com a rotina. Mesmo com poucos dias, eles já possuem a capacidade de relaxar e divertir – o que, por si só, já é terapêutico.

No entanto, muitas pessoas preferem evitar um possível estresse e ficar quietinho em casa. Mesmo esses podem mudar de ideia e resolver fugir para algum destino na última hora.

Conheça nossas dicas para curtir ao máximo seu feriadão numa viagem resolvida de repente.

Viajando de Última Hora: Avalie o Melhor Destino

carro-fotoO primeiro fator que vem à mente na hora que bate aquela vontade irresistível de viajar é para onde.

É importante considerar que lugares distantes, que exigem transporte rodoviário interestadual ou aéreo, podem não ser uma boa ideia.

As passagens costumam ser compradas com antecedência pela maior parte dos viajantes; na última hora, elas podem estar muito mais caras – ou simplesmente esgotadas.

O ideal é contar com alguma cidade próxima à sua. Não só é viável chegar de carro como as passagens são mais baratas, existem mais ônibus saindo frequentemente até lá e o tempo de na estrada será bem mais curto.

Algumas cidades estão próximas a outras com perfis muito diferentes. Do Rio de Janeiro, por exemplo, é possível desfrutar de cidades costeiras, ilhas e localidades serranas, com perfis completamente distintos.

Outras possuem vizinhos a princípio menos atraentes, mas que podem estar cheios de surpresas. Vale a pena abrir o Google Maps e investigar o que aquele local discreto tem a oferecer.

Lembre-se de que os perfis turísticos vão além da simples praia ou serra. Há cidades históricas, estâncias climáticas ou hidrominerais, ecoturismo, turismo rural e mesmo distritos com festas típicas, dependendo do que se comemora na data.

Se você tem crianças, é importante levar em conta destinos que proporcionem atrações para suas idades.

Estadias de Última Hora

De qualquer forma, é importante lembrar que, na última hora, possivelmente a sua opção ideal de estadia estará lotada. Em época de crise, no entanto, hotéis e pousadas mais sofisticados poderão ter vagas. Se couber no seu bolso, procure saber.

Se o orçamento estiver mais limitado, considere um RB&B, um hostel, uma pensão ou mesmo acampar.

Jamais pegue a estrada sem pesquisar antes, principalmente se você vai levar seus filhos.

Hoje em dia, em poucos minutos você encontra estadias pela internet e realiza uma reserva. Sem assegurar isso, você corre o risco de passar o feriadão sem ter aonde dormir e tomar banho!

Fazendo a Mala para Viagens Repentinas

preparativos-mala-viagemExistem, sim, roupas universais, que serão úteis em qualquer destino a que você se proponha a ir.

Calça jeans, camiseta e um par de tênis são básicos. Leve, também, um bom casaco mesmo que seja um local mais quente e roupa de banho, mesmo que a cidade seja mais fresca. O clima sempre pode mudar.

Leve toalhas, principalmente se você ainda não tem certeza sobre a estrutura que o seu local de estadia oferecerá.

Estojo de primeiros socorros que incluam medicamentos usados diariamente, itens de higiene, documentos e dinheiro são essenciais.