Escoteiros: Uma Escola da Natureza

Escrito por

 

O escotismo é uma opção para complementar a formação moral e social de crianças e jovens.

Tanto meninos quanto meninas podem se tornar escoteiros e, embora cumpram variadas atividades, elas são completamente voluntárias, não remuneradas.

Veja a seguir como as atividades escoteiras cumprem seu objetivo principal de desenvolver ética e ativamente as capacidades e interesses do indivíduo.

O Escotismo no Brasil e do Mundo

Existem inúmeros grupos de escoteiros pelo país e pelo mundo; no entanto nenhum deles está ligado a órgãos governamentais, partidos ou instituições comerciais ou lucrativas.

escoteiros acampamentos
A União de Escoteiros do Brasil (UEB) tem sede em Curitiba e está organizada nos níveis Nacional, Regional (ou Região Escoteira) e o Local.

Escoteiros são organizados em grupos pequenos denominados Seções, a partir do nível Local.

Os pontos de encontro podem variar de parques a igrejas e escolas. Geralmente os encontros escotistas ocorrem aos sábados, já que devem ocupar apenas o tempo livre de seus membros.

Existem, no entanto, grupos que se reúnem em dias úteis.

Em termos de custos, há a matrícula à UEB, uma mensalidade paga ao grupo escoteiro local, uniformes e taxas referentes às atividades a serem desenvolvidas.

Um sistema de valores como base do Escotismo

escotismoPara embasar suas atividades, o escotismo oferece um sistema de valores que priorizam a lealdade, a honra, o respeito e a disciplina.

Não há distinção de credo, raça ou classe social.

Ao ingressarem oficialmente em um grupo escoteiro, o jovem se compromete a seguir essas orientações. O desenvolvimento da criança ou do jovem escoteiro ocorre através da superação de desafios propostos.

O escotismo visa o desenvolvimento físico (exercícios, excursões, jogos ao ar livre, acampamentos), moral (senso de dever para com o próximo e com a sociedade) e intelectual (conhecimentos como cozinha, natação, salvamento, nós, transmissão de sinais, estudos da natureza).

O método escoteiro estabelece que a ação é a principal forma de aprendizado. Treinamento, iniciativa e autoconfiança são chaves. Tentativas de erro e acerto são valorizadas.

Cada Seção possui um chefe escoteiro, que incentiva os membros de seu grupo a ingressar em aventuras, explorações e experiências que os levam à inventividade e à capacidade de criação de novas soluções.

O trabalho escotista é sempre em equipe, de preferência ao ar livre. Isso reforça os valores de liderança, cooperação e solidariedade.

Ramos de Escoteiros

Embora o termo se aplique a qualquer membro da prática escotista, na verdade chama-se “escoteiro” os indivíduos entre 11 e 14 anos.

As diferentes faixas etárias de participantes formam os chamados “Ramos”, a saber:

  • Lobinhos: de 6 anos e meio a 10 anos;
  • Escoteiro: de 11 a 14 anos;
  • Sêniores: de 15 a 17 anos;
  • Pioneiros: de 18 a 21 anos.

Atividades Desenvolvidas pelos Escoteiros

As atividades práticas são o foco central do escotismo, e elas são desenvolvidas de acordo com o perfil de cada jovem e sua faixa etária.

Os escoteiros podem atuar em três diferentes modalidades:

escoteiroA Modalidade Básica a reúne a maior quantidade de membros e maior variedade de atividades, inclusive as mais típicas como campismo, montanhismo e excursionismo.

Tarefas reconhecidas como tipicamente escotistas, como fazer fogo e construir abrigos a partir de troncos, são de fato desenvolvidas na modalidade básica.

A Modalidade do Mar é caracterizada pelas atividades realizadas no meio aquático – qualquer um deles, tanto no mar quanto em rios e lagos.

O importante é que a profundidade seja suficiente para a navegação de uma embarcação.

Aqui se destacam a navegação por motor ou vela, pesca, oceanografia e pelos esportes náuticos. Remo, mergulho e windsurf estão incluídos.

Na Modalidade do Ar os escoteiros pertencentes à modalidade do ar ganham treinamento básico, mas também conhecimentos em aeroplanos, aeromodelismo, aeronavegação, aeropropulsão, pára-quedismo, problemas de aeroportos, meteorologia e cosmografia.

Existem vários links na internet com informações de grupos escoteiros em sua cidade.