A ideia central do ecoturismo é promover o encontro das pessoas e da natureza com foco na preservação dos espaços ambientais. Essa modalidade de viagem é não apenas uma ótima maneira de relaxamento da vida urbana como também de educação e valorização de comportamentos ecologicamente corretos.[clear]
Esse despertar estimulado pela experiência do turismo ecológico é muito importante para a própria preservação do bioma visitado. Além dos traslados, da hospedagem e das refeições, são realizadas atividades divertidas de contato com a natureza.
Sem contar que a própria rentabilidade ajuda a manter a presernação ambiental local.
Ou seja, o ecoturismo transcende os serviços usuais do turismo tradicional. E já é um dos estilos turísticos mais populares do planeta.
[h2 type=”2″ width=””]Princípios do Turismo Ecológico[/h2]
O turismo ecológico deve minimizar o impacto dos visitantes ao local. Orientações sobre como organizar o lixo e os ruídos emitidos são dois bons exemplos.
Ao mesmo tempo promover uma experiência sensível durante o contato com o mundo natural. E às comunidades locais que vivem nela ou dela.
Tudo deve ser positivo e memorável. E todo mundo deve sair ganhando.
[h2 type=”2″ width=””]Ecoturismo: Monte o seu Roteiro[/h2]
Antes de mais nada é importante descobrir para onde ir. E isso depende bastante dos seus gostos e, às vezes, do seu preparo físico.
Por exemplo: se você sofre de algum problema de locomoção, talvez não seja uma boa ideia escolher um lugar onde as principais atividades são trilhas e passeios de bicicleta.
Aqui o melhor seria um destino mais contemplativo, como a Amazônia ou o Pantanal.
Mas se você gosta de um pouco mais de aventura e movimento, já pode apostar nas Chapadas (Diamantina, dos Viadeiros ou dos Guimarães). São o paraíso dos trilheiros.
[h2 type=”2″ width=””]Atividades Possíveis Dentro do Ecoturismo[/h2]
Se você de fato quer que a sua viagem seja cheia de movimento, saiba que existem muitas atividades disponíveis – de acordo com o destino escolhido, conforme já dito aqui.
O trekking é uma caminhada por trilhas no meio da vegetação. Se o parque envolvido oferecer guias, ainda melhor: você circula com mais segurança e vai conhecer, com muito mais detalhes, os animais e plantas que fazem parte daquele almbiente.
Antes disso, no entanto, procure saber o quanto a trilha exige fisicamente de você. Pergunte se há muitas descidas ou subidas puxadas ou em quanto tempo leva para a ida e para a volta.
O mesmo se aplica ao ciclismo. Entenda o terreno antes da pedalada. Leve um mapa e estude os pontos onde vale a pena dar uma parada para um banho de rio ou para uma vista incrível.
Se o pique for alto é possível que você chegue até uma cidade vizinha, ampliando seus horizontes ainda mais.
Escaladas, visitas a cavernas, mergulho, caiaque, passeio por dunas, voltinhas de barco, cavalgadas, observação de animais… existem muitas outras opções.
O acampamento também é, em si, uma forma de turismo ecológico. Pode ou não incluir um trekking ou uma escalada. De qualquer forma você estará “morando” ao ar livre e usufruindo do ambiente natural ao redor.
Verifique os recursos disponibilizados pelo camping escolhido. Alguns são mais rústicos, não oferecendo eletricidade ou chuveiros. Outros possuem estrutura mais elaborada, levando a uma experiência mais confortável.
[h2 type=”2″ width=””]Destinos de Turismo Ecológico no Brasil[/h2]
Se o seu orçamento está muito limitado, pesquise alguma localidade próxima a sua cidade. Você vai economizar com transporte (ou gasolina), o que já é um grande avanço.
A segunda opção é fazer ecoturismo no Brasil. Somos uma grande potência nesta área, com diversos locais preservados e prontos para exercer a modalidade ecológica do turismo.
Em Bonito (MS) você poderá realizar arvorismo, trilhas, explorar cavernas, mergulhar à noite e fazer flutuação.
Nas Chapadas (BA, MG, GO) há trilhas, ciclismo, cachoeiras e às vezes visitas a cavernas, algumas delas com pintura rupestre.
Outro destino muito em voga é o Jalapão (TO). Em épocas secas as trilhas são muito procuradas. Nos meses de chuvas a melhor atividade é a canoagem.
O Pantanal (MT) é riquíssimo em vida animal ativa. Monte a cavalo, pesque piranhas, realize caminhadas – e que tal um safári fotográfico?
Na Amazônia (AM) dê preferência aos parques nacionais do Jaú e das Anavilhanas. Mas toda a extensa região transborda o turismo ecológico. Presidente Figueiredo, próxima a Manaus, é famosa por suas muitas cachoeiras.
Fernando de Noronha é o grande destino para quem ama o mar. É considerado um dos melhores picos para mergulho do mundo.
[h2 type=”2″ width=””]Ecoturismo no Mundo[/h2]
No restante do planeta há muitos denstinos em alta. Huilo Huilo, na Patagônia chilena, existem os parques de Neltume e Puerto Fui, com muitos bosques maravilhosos.
Na Costa Rica, um dos países com a maior biodiversidade da Terra, procure o Parque Nacional Tortuguero. Na Guatemala pratique rafting no rio Cahabón. Também existem cataratas famosas e cavernas.
Nos EUA existe o Grand Cânion (Nevada) e os parques de Yosemite (Califórnia) e Yellowstone (Utah). O próprio estado do Havaí é, em si, ecológico em sua essência.
Luan Prabang, no Laos, é uma das estrelas do Sudeste Asiático. Rafting e camping são muito procurados, além da visita a templos religiosos ancestrais.
Em Botswana existe o Delta do Okavango, repleto da vida animal que tão bem conhecemos: leões, elefantes, rinocerontas e muito mais. Aqui a tônica é o passeio de barco no clássico “mokoro” e a observação de pássaros.