Busque Orientação, Apoio e Companhia

bicicletaA ideia de viajar de bicicleta partiu de você mesmo? Não conhece nenhum adepto do cicloturismo?

Então procure se enturmar com quem já pedalou estrada afora: assim você terá uma ideia mais concreta sobre a experiência, vai enriquecer seus conhecimentos e tirar dúvidas.

Você pode entrar em grupos que organizam pedaladas urbanas ou trilhas: dentre os membros haverá quem pratique o cicloturismo.

Grupos de discussão online também são uma opção.

Finalmente, uma boa forma de arranjar companhia inicial é realizar viagens organizadas por agências de cicloturismo: elas contam com guias, pessoal de manutenção para bicicletas e carros de apoio para quem estiver cansado demais.

O Clube de Cicloturismo no Brasil, por exemplo, já possui mais de 17 mil associados.

Uma boa indicação de conteúdo sobre o assunto é o “Guia para Viajar de Bicicleta – Vol 1”, que você baixa em PDF de graça. Ele cobre dos assuntos mais básicos até os mais elaborados.

Leve um Kit de Primeiros Socorros e de Ferramentas Básicas

http://materiais.ateondedeuprairdebicicleta.com.br/ebook-guia-para-viajar-de-bicicleta-volume-1?utm_medium=email&utm_campaign=ebook_-_guia_para_viajar_de_bicicleta_-_volume_1&utm_source=RD+StationO veículo que você vai utilizar para viajar é composto por duas partes: a bicicleta e o seu corpo. O ciclista investe sua própria energia e a bicicleta o desloca.

Assim, tanto você quanto a bicicleta deverão estar resguardados em caso de acidentes: nunca saia de casa sem um kit de primeiros socorros e ferramentas básicas para consertá-la.

Aliás, quando realizar a já recomendada revisão da sua bicicleta antes de viajar, aproveite para pedir dicar de como consertá-la em caso de problemas.

Familiarize-se com o Roteiro da sua Viagem de Bicicleta

Estude mapas de relevo da região que você irá percorrer e assegure-se de que você conseguirá vencer os desafios.

Tão importante quanto isso é conversar com pessoas que já realizaram aquele trajeto.

Veja se existem outros transportes que poderão levá-lo de um ponto a outro em caso de trechos pouco atraentes ou estradas movimentadas demais: economize suas energias para os melhores pontos do percurso.

Localize locais de apoio ao longo da viagem, tais como hostels, campings, pousadas, restaurantes e postos de gasolina.