Dicas para Escolher um Hostel

Escrito por

 

Hospedar-se em um hostel está cada vez mais comum, tanto pela dinâmica quanto pelo preço, que é menor do que nos hotéis tradicionais.

Nessas hospedagens, a maior parte dos visitantes divide o quarto com pessoas que não conhece, sendo uma oportunidade para fazer amigos.

Há ainda quartos privativos, escolhidos principalmente por casais.

Hostels: Como e Para Quem Funcionam

hostel quartoOs hostels são alternativas mais simples, mas aconchegantes, e são perfeitos para os visitantes independentes.

Apesar de os jovens serem os que mais procuram os hostels, não existe qualquer regra que delimite a idade para ficar nesse tipo de hospedagem.

Basta querer economizar, estar disposto a abrir mão da privacidade, caso o quarto não seja privado, e estar entusiasmado para viver uma experiência única.

Além do fato de existirem quartos compartilhados, muitos hostels disponibilizam cozinhas para os visitantes prepararem as próprias refeições, ao contrário dos hotéis que possuem restaurantes.

Como a maioria dos visitantes que se hospeda em hostels é jovem, grande parte das hospedagens prepara festas e eventos para integrar todos os turistas.

Se você quiser dormir cedo ou não gosta desse tipo de festividade, procure um hostel mais tranquilo, que tenha um perfil tradicional, que seja simplesmente uma hospedagem e não um ponto de encontro.

Atualmente existem hostels de diferentes estilos para agradar a todos os públicos, sendo que o essencial é ter preço baixo e suporte para os visitantes que querem desbravar um novo lugar.

Escolhendo um Hostel pela Internet

Prefira escolher o hostel antecipadamente, pois você terá menos condições de avaliar o local onde ficará se estiver cansado devido ao percurso até o destino.

hostel placaLeia atentamente os comentários de outros visitantes que já ficaram no hostel, sobretudo os relatos negativos.

Todas as hospedagens estão sujeitas a ter algo que não agrada a todos, porém alguns incômodos recorrentes devem ser levados em consideração.

Assim como existem buscadores que comparam os preços das passagens aéreas e mostram as melhores ofertas, também existem sites para comparar os valores das hospedagem.

O Booking é um exemplo: a página apresenta opções de acordo com o destino, o número de hóspedes e ainda possui espaço aberto para que os visitantes façam avaliações. Saber a opinião de quem se hospedou é fundamental para ajudar na escolha.

Outra das vantagens dos hostels é que eles costumam ficar bem localizados, próximos a pontos turísticos e lugares com boa infraestrutura de transporte.

Mas isso não é uma regra, e sempre vale a pena conferir a localização exata no mapa.

Quem se hospeda perto de onde quer visitar gasta menos tempo e dinheiro para se deslocar, tornando a viagem mais confortável.

Estruturas Desejáveis em Hostels

Wi-Fi Gratuito

hostel internet

Prefira hostels que oferecem wi-fi ou estações de internet

Um dos pontos a se observado quando for fazer a reserva é se o hostel possui Wi-Fi.

Mesmo que a acomodação sem internet seja mais barata, compensa gastar um pouco mais para ter esse luxo, que auxilia na comunicação com a família e até a programar os próximos passeios no destino.

Armários

Para os viajantes inexperientes em hostel, pode parecer estranho dividir o quarto com desconhecidos e deixar a mala no quarto.

Na prática, a maioria dos hostels disponibiliza armários, que ficam embaixo da cama ou no canto do quarto, para que os visitantes se sintam mais à vontade quando forem passear.

As hospedagens que oferecem esse serviço garantem mais segurança, tranquilidade e costumam ser as mais organizadas.

Banheiros

hostel quartoDependendo do número de pessoas em um quarto, o banheiro pode ter fila de espera para ser usado, gerando algum desconforto.

Para evitar esse tipo de situação, é importante se informar sobre a quantidade de banheiros disponíveis e a lotação máxima por quarto.

Se um cômodo acomoda doze pessoas e possui um banheiro por quarto, certamente será menos confortável do que um cuja lotação seja de sete visitantes ou menos.

Confortos Extras

Pode parecer comum, mas não é em todo lugar do mundo que o chuveiro é quente ou há ar-condicionado no quarto. O que pode ser banal no momento da reserva pode acabar se mostrando como fundamental, dependendo da temperatura do local.

Caso não haja indicação desses serviços no site do hostel e você estiver viajando para um lugar desconhecido, como algum país da América do Sul, envie um e-mail perguntando sobre as condições oferecidas.