Aprenda a dançar soltinho e valsa

Escrito por

 

Conheça dois estilos charmosos de dança: soltinho e valsa!

Soltinho

O soltinho é um gênero criado no Brasil que mistura ritmos americanos como o swing e o fox à ginga e à improvisação próprios daqui. A inovação vai mais longe: você pode dançar soltinho ao som de uma grande variedade de estilos musicais – basta que tenha balanço e que permita que a dupla dance separado.

O soltinho é caracterizado pelos movimentos simétricos, ou seja, os passos que um dançarino faz para um lado seu par faz para o outro. Foi muito popular entre as décadas de 1940 e 1960, e voltou a ser praticado com força total nos anos 80 e 90 em aulas de dança de salão.

Valsa

A palavra tem origem no verbo alemão Walzen, que significa “girar” ou “deslizar”. É uma dança de compasso ternário (3/4) com acento no primeiro tempo e um padrão básico de passos-passo-espera, resultando em um deslizar fluído pelo salão.

Foi a valsa que criou o modelo onde o homem segura a cintura da parceira com uma mão e a mão dela com a outra, que acabou se tornando o padrão para qualquer dança de salão.

Note que o nome da música que acompanha a dança também é valsa. Os compositores mais famosos do estilo são, sem dúvida, os membros da família Strauss: Josef e Johann Strauss.