Como Distrair as Crianças em Viagens de Carro

Escrito por

 

Enfim, as tão esperadas férias com a família! É hora de fazer as malas e, se o destino planejado não for muito distante, pegar a estrada.

Se a intenção for viajar com carro particular, é fundamental que antes ele seja submetido a uma revisão geral, e que as cadeirinhas que acomodarão as crianças estejam corretamente instaladas.

Mas, uma vez com os pequenos, o desafio não para por aí. Afinal eles tendem a acreditar que o tempo está demorando para passar, e podem ficar bastante impacientes.

Veja a seguir algumas dicas para minimizar a impaciência das crianças e evitar ao máximo o bordão do “A gente já está chegando?”.

Faça Paradas ao Longo do Trajeto

Se a viagem durar mais de duas horas e meia é recomendável fazer pelo menos uma pausa em algum momento do trajeto; se durar mais que isso, pare de duas em duas horas.

Essas paradas aliviam a ansiedade do confinamento da criança, além de ser providencial para esticar o corpo, ir ao banheiro ou fazer um lanche.

Se em algum momento for necessário encher o tanque de gasolina, não perca a oportunidade de fazer uma pausa.

Tome sempre o cuidado de evitar lugares desertos ou pouco iluminados para parar.

Planeje a Viagem para a Noite ou a Madrugada

criança carro dormindo 2Se for possível coincidir a estrada com o hábito de sono dos pequenos, maravilha: dormindo durante a viagem eles não vivenciam engarrafamentos, não sentem tédio e sofrem menos com o calor, pois o sol não está presente.

A dica serviu para você? Então permita que a criança viaje de pijama e acomode travesseiros e bichinhos de pelúcia no banco de trás. Pode virar uma grande brincadeira.

Atente para a Paisagem

Se você sair de uma cidade grande e começar a atravessar uma área rural ou costeira, comente sobre as coisas novas que estão vendo – animais pastando, barcos, praias, casinhas, montanhas, rios, cachoeiras.

Fale sobre como a vida é diferente ali. Informe e ao mesmo tempo estimule a imaginação dos pequenos, estreitando seus laços com eles. Conte histórias sobre como o mundo funciona.

Brinquedos na Viagem

crianças carro brincandoDiga para cada criança escolher um brinquedo para levar consigo durante a viagem – e leve outros, que elas ainda não conheçam, para dar no meio do caminho.

Assim, quando o brinquedo conhecido perder a graça momentaneamente, você renova a distração com os novos.

Lanchinhos a Bordo

Sim, a hora do lanche pode animar os ânimos da garotada! Até porque, de barriga vazia, todo mundo fica mais mal humorado.

Não entregue todos os alimentos de uma vez: dê uma fruta, depois um suco de caixinha, depois biscoitos, um sanduíche – tudo em pequenas quantidades, em benefício da variedade. Quanto mais diversidade de comidinhas, mais divertido.

Lembre-se de que será necessário programar uma parada para o xixi a partir de meia hora depois da ingestão do lanche.

Uma Telinha à Disposição

Uma das formas mais eficientes de manter a criança calma e entretida ainda é através de desenhos animados ou joguinhos eletrônicos.

crianças carro jogandoExistem aparelhos de DVD portáteis desenhados para tela ficar pendurada na parte de trás do encosto de cabeça do banco da frente, bem diante dos olhinhos dos pequenos.

Outra boa saída é o tablet conectado à internet, que possibilita o acesso ao Youtube e suas milhares de atrações infantis a escolher.

Nesse caso vale a pena adquirir um holder, acessório que prende o tablete ao banco da frente, evitando disputas sobre qual das crianças ficará segurando o objeto.

A alternativa ao tablet é o smartphone de um dos adultos.

E se não houver conexão com a internet, assegure-se, antes de sair de casa, que os aparelhos contem joguinhos infantis instalados.

Um Mapa e um GPS

Se as crianças forem um pouco maior, peça para que elas mesmas descubram se falta muito para chegar.

Para isso basta dispor de um mapa rodoviário contemplando o trajeto que está sendo percorrido e observar as placas da estrada, que informam em que altura da rodovia ou em que cidade estão.

Um CD de Karaokê

Ainda mais divertido do que escutar um CD preferido é cantar músicas preferidas! Um CD de Karaokê pode ser colocado no aparelho de som do automóvel para promover a cantoria.

Vai ser barulhento, mas sem dúvida inesquecível!

Bandejas de Viagem

crianças carro lendoJá existe no exterior uma espécie de bandeja que pode ser acoplada à cadeirinha ou ao banco do motorista e serve como uma escrivaninha para a criança desenhar, brincar de massinha ou apoiar livros.

Procure-as nos sites Amazon e Ebay.

Você também pode improvisar uma “mesinha de atividades” para a criança a partir de bandejas de apoio especiais para notebooks – aquelas almofadadas por baixo, feitas para ficar no colo.

Brinquem com as Placas dos Carros

Que tal convocar a garotada que já se alfabetizou para criar pequenas expressões a partir das letras das placas dos carros que passam?

Uma placa LAP pode virar “Linda Almofada Pintada”, ou “Loja Antiga de Papel” – coisas bem absurdas, que farão os outros rirem!

Outra ideia é ler as placas em busca das diferentes cidades de origem dos automóveis. Se alguém já visitou uma daquelas cidades, vai ter que contar como é a vida lá.