Como Escolher o Melhor Cruzeiro

Escrito por

O desejo de viajar pelos mares faz com que muitos turistas optem pelo cruzeiro marítimo. Conheça alguns detalhes importantes antes de embarcar e garanta uma navegação alegre e relaxante.

Atenção ao Comprar sua Viagem de Cruzeiro

navioÉ importante, antes de tudo, escolher uma empresa que já tenha nome no mercado. Experiência é essencial nessa modalidade de viagem.

Ao selecionar a empresa, converse sobre todos os detalhes e não tenha vergonha de tirar todas as dúvidas. Principalmente quando for a sua primeira viagem.

Em seguida, atente para os três pilares da viagem marítima: o roteiro, a época da viagem e o tipo de embarcação:

  • Em relação ao roteiro você deve saber quanto tempo terá para visitar cada cidade e quanto tempo de navegação entre um destino e outro. Até mesmo para você se programar e estar bem preparado.
  • A época da viagem faz diferença. Afinal, se o destino for cidades europeias e o clima estiver frio, você dificilmente vai usufruir das piscinas externas do navio. Portanto se esse ponto para você é importante, escolha viagens no verão para utilizar todas as dependências de lazer do navio, interna e externa. Todas as áreas de lazer são abertas para os viajantes, algumas com horários definidos.
  • Já o tipo de embarcação faz diferença no que há de serviços e possibilidades de entretenimento para o viajante. Dificilmente um cruzeiro se torna tedioso, muito pelo contrário. Além das lojas, há programação intensa: teatro, cinema, dança, karaokê, brincadeiras, exposições, a maioria inclusa no preço. Porém, se o pacote tiver, por exemplo, um show de um artista famoso, procure saber se a entrada está inclusa ou não.

A escolha da cabine é que vai fazer diferença no preço final do pacote, as cabines mais próximas da vista para o oceano são mais caras.

Outro serviço que é pago à parte é a internet. A conexão Wi-Fi é sujeita a cobrança, assim como serviço de lavanderia.

Refeições e Compras no Cruzeiro: Como Funcionam?

Outras dúvidas que surgem na contratação são a respeito da alimentação.

Funciona o serviço all inclusive, ou seja, todas as refeições estão inclusas no preço do pacote, com exceção das bebidas, pagas à parte.

Geralmente além do café da manhã, almoço e jantar, há lanches, fornadas de pizzas e hora do chá. Ou seja, ninguém morre de fome! As refeições têm hora marcada e são servidas nos restaurantes. Por isso é bom sempre estar ciente para não perder.

Na maioria dos cruzeiros não é permitido usar dinheiro em espécie dentro da embarcação.

Assim, é dado ao passageiro um cartão de crédito próprio em que são colocados créditos para serem usados em compras ou em pagamentos dentro do navio. Esse cartão é pessoal e você deve tê-lo sempre com você.

É cobrada uma taxa de serviço por dia para cada passageiro. Essa taxa é por fora do pacote, então procure saber o valor da taxa para saber quanto a mais você pagará no final do cruzeiro.

Segurança nos Cruzeiros Marítimos

piscina navioNo primeiro dia de embarcação é feita uma simulação de emergência. Cada pessoa tem que vestir o colete salva-vidas e saber como se comportar em uma urgência.

Para quem tem medo de enjoos durante a viagem, que podem ser provocados pelo movimento do navio, vale notar que os transatlânticos são enormes, o que dá mais estabilidade (na parte interna é despercebido que se está em um navio).

Para ilustrar, um transatlântico pode medir 272 metros de comprimento, 36 de largura, com 10 andares e tem quase duas mil cabines.

Cruzeiro: Turismo em Terra Firme

Cada atracagem é programada e o viajante recebe, no dia anterior, o programa com os horários.

Usualmente o navio atraca pela manhã, o que permite visitar a cidade durante todo o dia e voltar no fim da tarde. Há escritórios de turismo dentro da embarcação para quem quer comprar tours ou cada passageiro pode ir de forma independente.

Nos cruzeiros para fora do território pertencente ao Brasil, o documento é o passaporte. As empresas de seguro já contam com apólices para viagem de navio: o contrato engloba a parte terrestre e marítima. É uma ótima opção para quem quer conhecer várias cidades de maneira confortável.