Como Alugar Carros no Brasil

Escrito por

 

O aluguel de carro tornou-se popular no Brasil nos últimos anos.

A facilidade de se deslocar para onde quiser com toda a família ou os amigos é a grande vantagem oferecida por essa modalidade, que costuma ser mais econômica do que comprar um veículo ou andar de táxi durante uma viagem.

Como toda novidade, o aluguel de carro ainda gera dúvidas, sendo que o sucesso da locação depende de alguns cuidados que devem ser observados e adotados. Confira abaixo:

Quem Pode Alugar um Carro

Primeiramente, é importante saber quem pode alugar um carro. A maioria das locadoras exige a idade mínima de 21 anos, e dois anos com a carteira definitiva.

Se a CNH estiver vencida, mas dentro do prazo de tolerância de 30 dias, é possível alugar o veículo e dirigir sem problemas.

Caso contrário, será necessário fazer a renovação antes de fechar o negócio.

Alugando um Automóvel: Número de Condutores

carro dirigindoSe a viagem for com os amigos ou a família e houver mais de um condutor, é necessário avisar a locadora.

Em geral, quando há mais de um motorista, a agência faz um desconto.

O cadastro dos condutores é obrigatório, pois o seguro poderá se recusar a pagar o sinistro caso haja um acidente envolvendo alguém não listado.

Vistoria do Automóvel Alugado

Para evitar mal-entendidos e até cobranças adicionais, é fundamental fazer a vistoria do carro no momento da retirada, atentando-se para a lataria, o motor e o interior.

Caso o veículo tenha alguma avaria, ela deverá ser indicada no contrato.

Alugando um Carro: Quilometragem

As locadoras possuem dois tipos básicos de quilometragem: a restrita e a livre.

A restrita é mais barata, porém, se o limite for excedido, haverá taxa por cada quilômetro rodado.

Além disso, certifique-se de que o seguro do aluguel continua válido se você estiver dirigindo numa cidade vizinha. Algumas estipulam limites.

No final, sai mais em conta alugar a quilometragem livre, que permite dirigir por onde quiser, sem se preocupar com as distâncias.

Tipo de Veículo para Aluguel

carrosAtualmente, as locadoras trabalham com vários tipos de automóveis, para atrair todos os públicos.

Para escolher o modelo que mais combina com o seu estilo e a quantidade de passageiros, é indicado fazer a reserva antecipadamente, principalmente se for em período de férias ou feriados.

A pesquisa por modelos e locadoras pode ser feita online, em sites especializados.

Se você precisar de um acessório, como cadeirinha infantil e GPS, verifique a disponibilidade no momento do aluguel, já que são itens concorridos e que não estão presentes em todos os veículos.

Seguro do Carro Alugado

Na hora de alugar um carro, há a opção de contratar um seguro diário para cobrir riscos ao veículo e a terceiros.

É importante entender que cada empresa possui seus pacotes de proteção, cujos preços variam de acordo com o que cobrem.

Um seguro mais básico, por exemplo, cobrirá colisão, roubo ou incêndio. Já os pacotes de proteção mais avançados poderão cobrir danos corporais ao locador e/ou ocupantes, ou ainda danos materiais a terceiros.

Algumas modalidades podem cobrir prejuízos causados por outras pessoas que tenham permissão de dirigir o carro alugado, além do locador.

Além disso, o locatário pode, também, não contratar proteção alguma. Nesse caso, ele fica inteiramente responsável por qualquer estrago que aconteça ao veículo, com ou sem participantes.