Como plantar nos caixotes

horta em caixotes

Para plantar fazer um espaço na palha, uma pequena cova e acomodar as mudas que desejar cultivar, aconchegando o substrato e apertando para fixar.
Recobrir o solo ao redor das mudas com a palha.

Este berço poderá estar localizado em local com sol o dia todo ou com sombras à tarde, se o cultivo for hortaliças.

Observação:
Também pode ser confeccionado em cima de pisos impermeáveis no pátio, em terraços e lajes planas, quando então um fundo será necessário.

Como funciona a irrigação na técnica dos wicking beds

Como funciona o sistema: as taboas colocadas na vertical formarão o berço e a lona preta elimina a perda da água para o exterior.

O material particulado reterá a água que será introduzida pelo cano de pvc e as mangueiras furadas permitirão a passagem desta para este berço úmido.

A manta que fica entre a palhada e o substrato isola este material, evitando entupimentos e encharcamento excessivo.
Como a manta é porosa, a água subirá para o substrato.

Como as plantas absorvem a água do fundo do recipiente

Como funciona o desenvolvimento das mudas: a planta respira e perde água (se desejar testar, coloque um vaso com uma planta viva dentro de uma campânula, observará a formação de gotinhas de água na parede, igual quando respiramos perto de vidro ou espelho).

Ao perder água pelas folhas na respiração/transpiração, as raízes sugam a água presente no solo, criando um gradiente negativo que faz a água subir, saindo do berço úmido abaixo da manta acrílica.

Não há encharcamento do substrato, no entanto, pois a evaporação da água somente se dará com a ação das plantas acima.

As regas serão maiores no verão, pois as plantas perdem mais água pelas folhas em dias mais quentes, no inverno bem menos.

Wicking beds com qualquer tipo e tamanho de recipiennte

horta em caixotes
Esta técnica de irrigação permite que seja feita em qualquer recipiente. Aqui em caixas de isopor.

Outros tipos de recipientes: containers diversos, como caixas plásticas usadas para transporte de hortaliças, bacias e baldes também são funcionais.

Quando este recipiente é de material plástico sem aberturas no fundo, poderá dispensar o uso da lona preta, mantendo o restante dos materiais usados na técnica descrita acima.

Desta forma, o cultivo não precisa ficar apenas em quintais, mas poderá ser feito em apartamentos com sacadas e terraços, para a produção de alimentos mais saudáveis ou um pequeno jardim.

Quais plantas cultivar usando o sistema de irrigação wicking beds

Plantas a cultivar: neste tipo de berço poderemos fazer uma horta, cultivando tomates, feijões-vagem, rabanetes, alfaces, etc.

E também ornamentais de pequeno porte, como herbáceas de estação (amores-perfeitos, tajetes, petúnias), herbáceas perenes (sálvia-azul, alegria-de-jardim) e arbustos pequenos sem muitas raízes profundas (serissa, mini-jasmim).

O mesmo sistema adaptado a quintais grandes ou áreas para cultivo

Caso tenha espaço suficiente no quintal, poderá dispensar as taboas e sarrafos, cavando um buraco no chão com profundidade suficiente para acomodar a lona preta, as camadas de palhada, mangueiras, substratos e palha por cima.

horta urbana em caixas

Lembrar que no solo abaixo da lona não poderá haver raízes de plantas nem pedras.
Recomendamos usar uma camada bem alta, cerca de uns 10 cm de areia de construção fina compactada.

A vantagem deste sistema em relação ao canteiro comum é que a água estará sempre disponível para a planta, principalmente em locais de clima seco e quente, onde as chuvas são em estações definidas ou escassas.