Trepadeira Jade (Strongylodon macrobotrys)

Escrito por

Nome Científico: Strongylodon macrobotrys A.Grey nov.2012
Nome popular: trepadeira-jade
Família: Angiospermae – Família Papilionoideae
Origem: Filipinas

Descrição

Trepadeira JadeArbusto perenifólio escandente e volúvel de grandes dimensões que pode atingir cerca de 12 a 15,0 m, muito ramificado e de folhagem densa. As folhas são compostas por três folíolos ovais acuminados, de consistência coriácea e brilhantes.

As flores são ovais em meia lua, de cor azul esverdeado muito exóticas, reunidas em grandes inflorescências pêndulas com cerca de 1,0 m ou mais de comprimento. O florescimento ocorre a partir da primavera até o final do verão conforme a região.

Modo de cultivo

Pode ser cultivada em quase todo o país onde não ocorram temperaturas abaixo de 180C. O local de cultivo pode ser ao sol, mas em lugares de verões quentes é recomendada sua localização na sombra durante a tarde. É necessário uma pérgula alta, onde suas flores pendentes formarão cascatas coloridas. Não é adequada a muros ou cercas, o visual ficaria prejudicado.

Diversas trepadeiras jades penduradas

Diversas trepadeiras jades penduradas

Para substrato de cultivo recomendamos o húmus de minhoca, composto orgânico e areia em partes iguais. Misturar num balde, acrescentando 100 gramas de farinha de ossos. Abrir uma cova maior que o torrão, colocar parte da mistura no fundo, acomodar o torrão e preencher as laterais com o restante.

Apertar o substrato e regar de forma abundante. Quando esta muda ainda está na fase inicial de crescimento é muito ávida por água, mas já adulta e bem aclimatada no espaço, as regas poderão ser mais espaçadas. As flores são polinizadas principalmente por morcegos e vespas atraídos pelo néctar.

Para manutenção: realizar todos os anos no inverno a adubação da muda com o mesmo material usado para o plantio, sempre regando depois da adição. As podas não deverão ser frequentes, apenas para controle de seu tamanho quando invadir o espaço de outras plantas.

Paisagismo

Close da trepadeira em flor

Close da trepadeira em flor

Restrita a regiões de clima tropical e subtropical, é excelente para pergolados em áreas de convivência familiar. A cor de suas flores realmente chama a atenção obtendo um efeito paisagístico excelente para pátios com piscina.

Galeria de Fotos

Bela vista do bulbo da trepadeira

Bela vista do bulbo da trepadeira

Trepadeira Jade

A flor e a folha