Alamanda Rosa (Allamanda blanchetti)

Escrito por

Nome Botânico: Allamanda blanchetti A.DC. Sin.:Allamanda violaceae A.DC.
Nomes Populares: Alamanda roxa, alamanda rosa
Família: Angiospermae – Família Apocynaceae
Origem: Natural do litoral ao norte do Brasil

Descrição

Planta arbustiva semi-lenhosa de folhas perenes de regiões de clima quente, não tolera bem o frio do sul do país.

Forma grandes touceiras, tem característica de uma trepadeira, semelhante à alamanda amarela, com suas flores em forma campanulada, mas as cores são cor-de-rosa arroxeada, rosa-claro ou branco-amareladas. As folhas são mais largas de nervuras marcadas, ovais acuminadas de cor brilhante.

Floresce praticamente o ano inteiro.

Como Plantar

A cor inicial das flores era rosa arroxeada e por sementes os produtores obtiveram estas outras cores, muito ornamentais também.

Necessita de local com muito sol e solo bem drenado. Na cova de plantio o mesmo procedimento que na alamanda amarela, assim como na adubação de reposição anual.

Paisagismo e uso decorativo

Esta planta forma touceiras mais densas que a versão de flores amarelas então seu uso pode estender-se a pergolados, cobrindo treliças grandes para separação de ambientes num jardim, derrubando-se de muros sobre declives acentuados, com belo efeito.

O cuidado no planejamento então envolve a seleção de cores das outras plantas e suas flores. A cor arroxeada não combina muito bem com tons amarelos e vermelhos.

A recomendação é que o uso de plantas prateadas ou de flores brancas seja a mais adequada para evitar uma explosão de cores.