O modo de cultivar sem solo tem diversos modos de procedimento, alguns muito simples outros com alta tecnologia e as mais modernas abordagens.

Cultivo Hidropônico por Pavio


O cultivo pelo método do pavio é o sistema mais simples, considerado um sistema passivo, onde a solução fica estática no recipiente.

Este contém as plantas que ficam com as raízes imersas na água com a solução e um ou mais pavios levam do depósito da solução nutritiva para o meio de cultivo.

É usado ainda para plantas ornamentais e pequenas hortas domésticas. Para plantas de maior porte que necessitam de grandes quantidades de nutrientes não é viável.

Hidroponia em Leito Flutuante

Cultivo hidropônico Alfaces
Alfaces hidropônicas

Outro método que pode ser utilizado é o sistema de cultivo na água também chamado de cultivo em leito flutuante.

É um modo ativo de cultura, onde as plantas dentro do recipiente ficam apoiadas a uma lâmina de apoio com as raízes expostas numa solução de água e nutrientes.

Esta água tem movimento, propiciado por uma bomba de ar, por ventiladores que borbulham a solução, oxigenando a mistura.

Há também a opção pela troca da solução periodicamente.

Muito usado em cultura de alfaces, hortaliças que necessita de bom recurso hídrico.

Um problema com este sistema é a dependência da energia, se faltar por longos períodos será conveniente optar pela aquisição de gerador próprio.
Bastante usado para a produção de tomateiros, quando então será preciso montar estruturas para tutoramento das hastes.

1
2
Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.