Terrenos Sujeitos a Alagamentos

 

Áreas de solos que apresentam encharcamento após chuvas são um grande problema para quem tem uma residência.[clear]

Estas situações podem ocorrer quando:

  • O terreno fica logo abaixo de um declive;
  • Numa área onde lençol freático pode estar no subsolo quase ao nível da superfície;
  • Se o solo é do tipo que retém água.

[h2 type=”2″ width=””]Inconvenientes de Terrenos que Alagam[/h2]

Quando o terreno fica encharcado, há uma série de inconvenientes que podem afetar diretamente os moradores, tais como:

  • Pode ocorrer problema com as fundações da edificação ou muros, com a apresentação de rachaduras e até queda da alvenaria;
  • Surgimento de mofos nas paredes e dentro de armários, provenientes do ar úmido dentro de casa;
  • Entradas de automóveis, pisos e caminhos são afetados, com depressões inconvenientes;
  • Se a área for destinada a produção de alimentos ou ornamentais, também campos usados para esportes, haverá o impedimento de entrada e uso do espaço.

[h2 type=”2″ width=””]Drenagem de Águas em Solos Alagados[/h2]

estrada alagadaA quantidade de água abaixo da superfície denominada de lençol freático varia conforme o local e a retirada ou afastamento para áreas mais profundas no perfil do solo são práticas especiais de engenharia civil.

É chamada de macrodrenagem quando é feita a retirado do excesso de água no solo acumulada em grandes áreas, propiciando menor espaço de alagamento.

Isto é feito junto a empreendimentos imobiliários, lavouras e para diminuir a proliferação de mosquitos pela água parada na superfície.

[h2 type=”2″ width=””]Abertura de Valas[/h2]

Será preciso drenar esta água e um dos modos é abrir valas profundas para que a água dos terrenos adjacentes deslizem para o canal.

O inconveniente é que podem apresentar riscos para a população, diminuem a área útil do terreno, impedem a passagem de veículos e podem comprometer a estabilidade do solo no local com desbarrancamentos dos taludes.

[h2 type=”2″ width=””]Colocação de Drenos Subterrâneos[/h2]

Um dos modos mais eficientes é a elaboração de drenos abaixo da superfície do solo e em cima a colocação de solo permeável onde será possível ter um belo jardim ou uma horta.

Consiste na colocação de um sistema para drenagem, que poderá ser feito com tubos perfurados envoltos em manta geotêxtil evitando o entupimento dos furos.

drenagem-subterranea
Drenagem subterrânea

Estes tubos terão saída numa caixa de passagem para limpeza e a seguir ligação com o sistema de encanamento de águas pluviais da cidade.

Embaixo e ao redor dos tubos há a colocação de areia de rio, utilizada na construção civil.

Serve de filtro e é muito satisfatório para solos argilosos e pesados com grande capacidade de reter água.

Por cima é possível a colocação de pedras pequenas ou então já a colocação de solo comum e orgânico para cultivo de plantas.

A vantagem é que além de pouco custo, qualquer pessoa poderá fazer.

Postado por
Eng. Agr. Míriam Stumpf
Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

A ciência do sono, um campo cada vez mais vital da pesquisa médica e psicológica, oferece insights fascinantes sobre como...

Colorir é uma atividade que vai além do simples ato de pintar: é uma forma de relaxamento e uma maneira...

A Jade Vermelha, ou Mucuna bennettii, é uma planta exótica e visualmente impressionante, muito apreciada em jardins tropicais por suas...