Umidade e nutrientes no solo !

Escrito por

Umidade e nutrientes

Vamos entender a umidade e os nutrientes em solos para cultivo !

A umidade no solo:

As plantas necessitam de um solo que possa reter água para suas funções de germinar,crescer, florescer e frutificar.

Conforme o tipo de solo e clima da região será necessário a irrigação, tanto de lavouras como de jardins.

É considerado bom um solo que pode reter cerca de 50 a 605 de água após a irrigação ou chuvas.

Umidade e nutrientes -  Preparo do soloOs teores de argila e matéria orgânica, além do uso de coberturas do solo colaboram para a maior capacidade de retenção de água.

Solos muito úmidos não são interessantes, podem ocasionar o aparecimento de doenças fúngicas em plantas, somente as de ambiente palustre se beneficiam deste tipo de solo

A falta de água ocasionada por falta de chuvas e de irrigação complementar é o grande problema de lavouras, ocasionando a perda de safras inteiras, pois o clima adverso não tem controle e o agricultor sofre no bolso as consequências.

Umidade e nutrientes – O ar

Nas camadas superficiais do solo há ar, diminuindo à medida que vamos analisando maiores profundidades.

As plantas necessitam de ar tanto na parte aérea como nas raízes. Solos com baixa oxigenação tornam as plantas frágeis e suscetíveis a doenças, não se desenvolvem bem e portanto não realizam suas funções de crescer, florescer, frutificar e reproduzir-se.

A nível de lavoura, a movimentação de máquinas compacta o solo, diminuindo o ar nas camadas inferiores.
Mas a introdução dos elementos vegetais residuais de colheita, a chamada palhada, aumenta o material decomposto, propiciando uma camada de matéria orgânica capaz de propiciar bom desenvolvimento para produções posteriores.

Umidade e nutrientes -  jardimNos jardins os gramados sofrem grande compactação e será preciso arejá-los, introduzindo garfos de cultivo para fazer canais onde o ar penetrará, levando ar para as raízes.

Uma camada de areia colocada sobre o gramado seguida de rega também ajuda, pois a grama tende a crescer sobre esta areia que terá muito mais ar do que a terra comum.

Para grandes extensões existentes rolos com pontas que são arrastados por pequenos tratores realizando este trabalho.

Nos canteiros, a pazinha de jardim poderá ter grande papel, o jardineiro precisa movimentar o solo, diminuindo a compactação natural feita pelas chuvas e regas.

O nome popular que todos conhecem é “afofar” a terra do canteiro que nada mais é que permitir a entrada de ar e tornar o substrato mais solto.

A importância de coberturas secas (mulch) LINK para cobertura vegetal ou vegetais, permitem maior arejamento do solo, pois o impacto das águas de chuvas e regas não compactarão o solo.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Rodrigo_Soldon, organicosdopivas, aussiegall, Nanagyei