Como fazer a compostagem

Escrito por

Como fazer composto orgânico em casa.

Com o uso de fertilizantes químicos muito deste uso parecia obsoleto mas tem sido resgatado com este novo conceito de agricultura orgânica que se espalhou pelo mundo.

O que nossos avós faziam e que agora tentamos repetir é a confecção de composto orgânico para uso no solo para reposição de nutrientes e um melhor desenvolvimento das plantas.

O que é composto orgânico? Do que é feito?

Frutas e legumes estragados podem ser reuitlizados na compostagem

O que denominamos composto é uma mistura de resíduos oriundos de diversas fontes, aparentemente sem uso ou valor que pode ser reunido para a formação de um adubo.

A compostagem pode ser feita de resíduos vegetais de lavoura, aparas de grama e restos de vegetais oriundos da cozinha, esterco de animais vegetarianos, bem como de muitos outros materiais.

O que acontece no processo de compostagem

Composto com temperatura naturalmente elevada a 60ºC

Os materiais que tem os mais diversos tamanhos, formas e composição são misturados e colocados para decompor e passam por processos bioquímicos.
Estes processos são realizados por microorganismos que utilizam este material como fonte de energia, absorvendo os ingredientes minerais e carbono.

Ocorre a degradação deste material em presença de oxigênio e o produto é gás carbônico, água, calor e matéria orgânica utilizável pelas plantas.
Nesta atividade microbiana o material aumenta a temperatura, ficando entre 50 e 70ºC.

O processo, conforme o manejo destes resíduos, leva em torno de 90 dias até 1 ano.

Quanto mais revolvido for o material mais ar entrará na pilha e se a umidade estiver correta mais rápido será o processo.
Também em climas quentes e no verão o tempo diminui pela maior atividade microbiana.

Como fazer composto orgânico

A nível de propriedade rural é feita em grandes leiras, em geral revolvidas com trator.
Mas para quem deseja fazer em seu quintal, uma caixa de 1,0 x 1,0 x 1,0 metros sem fundo, direto no solo é mais do que suficiente.

Quem não tem muito espaço pode adquirir uma lata de lixo plástica grande e retirar boa porção do fundo para escoamento da água.
Para cobrir, use uma lona ou chapa de papelão.