Solarização do solo e as ervas daninhas !

Escrito por

Solarização do solo

Uma forma ecológica de se livrar das ervas daninhas.

O que é a solarização e as técnicas para acabar com pragas de inços, insetos e patógenos das plantas cultivadas.

Solarização – o que é?

Solarização do soloJá devem ter lido ou ouvido a palavra solarização. É uma técnica usada para desinfecção de solo para ser usado para plantio.

Desde 1973 foi introduzida e tem se mostrado eficaz no combate a micro-organismos indesejáveis, fungos e bactérias que promovem doenças nas plantas.

Antes o solo era desinfetado por brometo de metila que é prejudicial à camada de ozônio que cobre a Terra e que a protege dos raios ultravioleta.

Por que desinfetar e limpar o solo

O solo mineral que conhecemos por terra pode estar contaminado por patógenos, isto é, micro-organismos indesejáveis, que prejudicam a planta no seu desenvolvimento, impedindo de crescer, florescer, frutificar.

Também sementes de inços, consideradas invasoras de cultura que têm grande força de crescimento e competição por nutrientes, água e luz, também prejudicando o desenvolvimento das plantas que estamos interessados.

Para quem produz plantas de vasos, o uso de substrato fabricado também pode trazer grandes problemas de contaminação com inços e doenças.

Como são usados materiais descartados de vegetais (lixos de cozinha, folhas, aparas de grama), também adubos animais (de gado e aves) estes podem conter sementes de plantas invasoras e doenças.

Se o composto orgânico não for feito corretamente este material contaminado será utilizado, disseminando a contaminação.

Na agricultura convencional é usada a aplicação de herbicidas para a lavoura, específicos para cada tipo de produto.

Também o uso de venenos para combater insetos da parte aérea e subterrânea, bem como venenos para as doenças inerentes a cada cultura.

A solarização é uma solução ecológica do tratamento da terra na produção orgânica

Quando produzimos uma horta caseira ou mesmo comercial caracterizada como orgânica, não usamos venenos sobre as plantas.
É um dos critérios para a produção orgânica e para obter a certificação de produtor orgânico é preciso que o agricultor siga fielmente as regras.

Solarização do solo e ervas daninhasOutra regra deste tipo de produção é o uso de adubos animais e vegetais decompostos como fonte de nutrientes. Ora, se este material está contaminado teremos uma catástrofe eminente.

Uma forma encontrada para prevenir o aparecimento e ação de patógenos e inços é o uso da técnica chamada de solarização.
Como fazer e quais as vantagens e desvantagens iremos analisar a seguir.

A solarização é eficiente e consiste na quase esterilização do solo ou substrato pelo vapor de água.
Não usa nenhum elemento químico, como venenos e gases e não fica resíduo nenhum no solo após o seu término.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Rodrigo_Soldon