Separadores e Demarcadores para Canteiros no Jardim – Parte II

Escrito por

Demarcadores de jardins podem renovar o visual da área externa apenas trocando as bordas dos canteiros. Conheça a seguir os materiais inorgânicos e manufaturados disponíveis para esses separadores.

Os materiais para separadores de jardins podem ser diversos. Tudo vai depender do que se deseja colocar, dos valores e do tempo para a troca.

Seja qual for a opção, deverá fazer parte do jardim, devendo ser pensado antes da implantação. Assim, o conjunto todo terá uma aparência coerente, agradável e bonita.

Além dos materiais orgânicos, existem os inorgânicos e manufaturados. Conheça-os a seguir.

Separadores de Ferro e Arame para Jardins

demarcador de jardim ferroDemarcadores de ferro batido são, na grande maioria, comercializados em serralherias e feitos por encomenda. Têm um efeito muito bonito, podendo ter alturas e formas diversas à escolha.

São pesados para manusear e de custo variável, conforme o desenho, altura e metragem. Sua conservação é mais complicada, pois é preciso estar atento à ferrugem que ataca o metal.
Para manutenção será preciso lixar, aplicar antiferrugem e pintura com tinta para metal.

Já as cercas de arame ondulado ou liso, recobertos com plástico tem boa duração e são de altura em geral em torno de 35 cm.

A degradação do plástico pelo sol é um fator inevitável e a duração do material dependerá mais de sua exposição aos raios ultravioletas do que propriamente à umidade ambiente das plantas e solo do canteiro.
São fáceis de colocar, pois já vem com ponteiros que são enterrados no chão. Em geral são comercializadas em rolos, vendidas em comprimentos variados.

Placas com formato de cercas são comercializados em lojas de departamentos de jardinagem, tem cor verde ou branca e imitam cercas de ferro batido. Sua pouca altura mostra que são somente acabamento, não são impedimento de entrada para cães.

A degradação pelo sol é um fator a levar em conta. Desaconselhável para jardim de grande formato, pois serão muito dispendiosas, trarão um charme a mais quando o jardim é de pequenas dimensões ou se deseja ornamentar pequeno recanto.

Tijolos e Concreto para Demarcar Canteiros

separador de tijoloBordas de tijolos foram muito usadas e atualmente há uma volta ao seu uso, principalmente por material oriundo de demolição. Podem ser somente colocados de lado em fila, cimentados sobre o piso e entre peças, deixados ao natural ou pintados.

A manutenção é quase desnecessária, mas jardineiros, crianças e cães tendem a pisar na borda, descolando os tijolos do cimento. Assim, é necessária a manutenção periódica.

Demarcadores de alvenaria revestida de concreto, confeccionado com pedaços de tijolos ou cascalho, como um pequeno muro, com altura variável conforme o que se deseja cultivar. Podem servir de mureta de contenção quando o canteiro tem algum declive.

A manutenção de limpeza da superfície ocorre pelos musgos e terra que se acumulam, mas são permanentes, de grande durabilidade. Seu custo fica mais por conta da mão de obra para a implantação do que pelo valor do material. Muitos também podem ser quase rasos no chão, como se fossem placas. Neste caso sua durabilidade diminui em função do pisoteio sobre o piso, que poderá quebrar.

Separados de Canteiros: Pedras, Gabião

demarcador de jardim de pedraBoas ideias são pedras soltadas, em canteiros temporários ou de caráter natural – assim como o uso de pedras de rio ou pedras oriundas da lavoura, colocadas lado a lado ou empilhadas.

A grama poderá invadir o canteiro por entre as pedras e também poderá haver o crescimento de inços, mas a manutenção ficará apenas na limpeza do local.
O corte da grama poderá ser feito deixando alguns centímetros entre o final do gramado e o início do cordão de pedras, facilitando o trabalho no mês seguinte.

Placas de pedras chatas, colocadas umas sobre as outras, tem bom efeito natural e a manutenção será semelhante ao das pedras.

O gabião, usado para contenção de barrancos e também para bordas de canteiros altos, também é uma opção. Feito de uma gaiola de tela que não enferruja, é cheio de pedras.

A terra fica até à borda. Plantas rasteiras como hera (Hedera helix), lantana-rasteira (Lantana montevidensis) e vinca-azul (Vinca major) podem esconder parcialmente, dando um acabamento natural.

Placas de Pneus e Plástico para Demarcar Jardins

Placas de pneus resinados, material reciclado, moído e resinado, servem como separação entre gramado e canteiro.

Separadores de gramado feitos de plástico, também conhecido como demarcador de canteiro, ficam semienterrado e servem para diversos fins – um deles sendo impedir que a grama ultrapasse a parte da superfície e na porção subterrânea, invadindo o canteiro.

É um bom demarcador de mulching de folhas, cascas de pinheiro e outros. Separar áreas entre pedras coloridas na formação de efeitos especiais no projeto paisagístico.