Separadores e Demarcadores para Canteiros no Jardim – Parte I

Escrito por

Canteiros no jardim são formas de decoração dos espaços, delineando áreas entre gramado e passeios ou entradas de carro. Simples ou ornamentados, podem ser o complemento perfeito para acabamento. Conheça a seguir separadores feitos de materiais orgânicos.

As bordas dos canteiros podem ser explícitas, sendo um complemento na decoração. Elas também podem passar desapercebidas, escondidas por plantas de acabamento de bordas.

Ao plantar, coloca-se pequenas herbáceas, floríferas, como a flor-de-mel (Globularia marítima) ou de folhagem decorativa, como o clorofito (Chlorophytum comosum) ou a barba-de-serpente (Ophiopogon jaburan), plantadas bem juntas.

Elas crescem e ficam por cima, escondendo a borda. Muito usado em jardins naturais.

Materiais Naturais para Separadores de Grama ou Canteiros

separador de madeiraDormentes, caibros, pedaços de troncos de árvores secas, são materiais naturais que têm efeito muito interessante, conforme o projeto de jardim.

Sua durabilidade depende de se o material foi tratado previamente, como dormentes auto clavados.

Material de demolição pode ser obtido e usado, uma forma interessante de usar o que seria descartado.

Mulch e Cascas de Árvores

Mulching de cascas de pneus são comercializadas por empresas que fornecem as partículas em sacos. É material reciclado e a manutenção será apenas a limpeza de inços e grama que invadem o espaço.

As cascas de nogueiras e castanhas podem ser obtidas em empresas de beneficiamento das sementes, mas são restritas a localidades próximas. Já as cascas de pinheiro são comercializadas em quase todo o país.
Podem ser encontradas em vários tamanhos, sendo aconselhável as maiores para bordas de acabamentos.

Bambu e Tábuas de Demolição

separador de bambuBambu, restrita a áreas onde possam ser adquiridas de produtores, muito usado em sítios onde há cultivo com o fim de cercas vivas para proteção de ventos.

Tem pouca duração, mas os efeitos visuais são ótimos, principalmente quando há uma disposição artista para amarrar o material, sendo interessante para projetos de paisagismo oriental.

Tábuas, oriundas ou não de demolições. Muitas foram usadas para a construção de lajes de concreto e trazem resíduos deste material. Deverão ser retirados, para não haver interferência com as plantas próximas.