A Samambaia Renda Portuguesa (Davallia fejeensis Hook.)

A adorável samambaia renda portuguesa (Davallia fejeensis Hook) é, na verdade, originária da Austrália. Seu visual delicado fica perfeito de modo pendente. Aprenda mais sobre como cultivar e cuidar dessa planta.[clear]

Nome Botânico: Davallia fejeensis Hook.
Nomes Populares : Samambaia, renda-portuguesa
Família: Pteridophyta – Família Davalliaceae
Origem: Originária de região da Austrália [clear]

[h2 type=”2″ width=””]Descrição da Samambaia Renda Portuguesa[/h2]

Planta herbácea rizomatosa, com grandes e longos rizomas cheios de pelos marrons escuros, de onde partem as folhas compostas, finamente pinadas, de aparência delicada.

[h2 type=”2″ width=””]Como Cultivar[/h2]

renda portuguesaPara ambientes iluminados, porém sem sol direto, é uma planta que poderá ser cultivada no chão sob árvores, em vasos ou jardineiras e em vasos para interiores.

Os vasos podem ser largos, do tipo bacia, mas não precisam ser altos, pois os rizomas ficam meio a descoberto no substrato.

O solo de cultivo deverá ser rico em matéria orgânica. Usa-se uma mistura de composto orgânico, turfa e areia.

Também pode ser usado o substrato especial organo-mineral vendido em sacos nas agropecuárias. Mas se utilizar este material deve misturar com areia.[clear]

[h2 type=”2″ width=””]Troca de Vaso e Propagação de Mudas[/h2]

Para trocar de vaso, proteja o furo de drenagem com cascalho ou manta não tecido e um pouco de areia.

renda portuguesaColoque o substrato e plante a muda, acrescentando mais substrato apertando de leve para fixar. Regar a seguir. Manter o substrato levemente úmido.

Para fazer a propagação da muda, retirar pedaços do rizoma, preservando as folhas e plantar como mostramos no passo a passo .

Use um vaso pequeno ou médio, pois a renda portuguesa tem lento crescimento. Proteja do sol direto em cultivo protegido.

A adubação desta planta é feita misturando uma colher de medida de adubo granulado formulação NPK 10-10-10 em 2 litros de água. Sacudir bem para dissolver.

Colocar cerca de 1 copo pequeno por vasinho, se este for maior, aumente a quantidade. Faça isto a cada 4 meses.

Postado por
Eng. Agr. Míriam Stumpf
Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

A ciência do sono, um campo cada vez mais vital da pesquisa médica e psicológica, oferece insights fascinantes sobre como...

Colorir é uma atividade que vai além do simples ato de pintar: é uma forma de relaxamento e uma maneira...

A Jade Vermelha, ou Mucuna bennettii, é uma planta exótica e visualmente impressionante, muito apreciada em jardins tropicais por suas...