Apresentada em 2006 pelo criador de rosas britânico David Austin, a rosa Julieta (Ausjameson), ou Juliet rose, custou R$3 milhões de libras para ser desenvolvida ao longo de 15 anos. Ela imediatamente caiu nas graças das noivas mais elegantes do eixo Europa/ Estados Unidos – e não é para menos. Essa flor possui formas, volumes, tons e perfumes que exaltam o romance de um jeito único! Aprenda a cultivá-la, conheça ideias para seu uso ornamental e apaixone-se com as fotos.
Ficha técnica da Rosa Julieta
- Nome científico: Ausjameson
- Nome comercial: rosa Julieta, ou Juliet rose em inglês
- Família: Rosaceae
- Origem: Reino Unido
- Criador: David Austin
Descrição
A rosa Julieta possui formato de concha profunda, com aproximadamente 90 pétalas perfeitamente dispostas também em dobras. Tem de 10 a 12 cm de diâmetro e sua haste é bem forte, garantindo que fique sempre bem ereta.
Nasce apenas uma rosa por haste. No vaso ela dura de uma semana a 9 dias. Está em sua melhor forma de 3 a 4 dias depois de abrir.
Sua cor natural é pêssego, com alguma semelhança às rosas chá comuns. Os tons internos são mais profundos, criando matizes maravilhosos e incomuns. Vale lembrar que, caso você encontre outros tons da Ausjameson, elas foram submetidas a um processo de coloração artificial.
Sua fragrância é delicada, mais suave do que a das rosas tradicionais – algo parecido com lilases (Syringa vulgaris) e baunilha. Plantas mais jovens originam flores com perfume mais semelhante ao chá e as mais velhas com odor mais puxado para o pêssego.
A rosa Julieta foi assim batizada em referência à história de Shakespeare, “Romeu e Julieta”. Ela é considerada uma das maiores estrelas dentre as criações de David Austin, que precisou de 15 anos de reprodução cruzada entre outras espécies para chegar na Ausjameson.
Como plantar a Juliet Rose
Como no Brasil é praticamente impossível encontrar quem cultive a Ausjameson o ideal é encomendar sementes pela internet.
A rosa Julieta pode crescer em solos mais arenosos ou argilosos. O importante é que ele seja rico, fértil, bem drenado e aerado, recebendo água e adubo regurlamente – principalmente na época da florada.
Fertilizantes com esterco e altos níveis de nitrogênio são os mais indicados. Contudo o excesso de N poderá atrapalhar a qualidade da floração.
Terra encharcada também deve ser evitada ao máximo. Se quiser garantir um bom equilíbrio hídrico, use mulch para cobrir o solo. Isso, inclusive, vai ajudar num crescimento mais rápido da planta.
Você pode plantá-la em grupos de três. Assim elas crescerão juntas e terão uma aparência de arbusto quando crescerem – o que também facilita cuidar delas. Deixe cerca de 45cm de distância entre cada grupinho.
Busque um local bem iluminado, que receba pelo menos 6 horas de sol direto por dia.
Fique sempre atento para não deixar que as raízes da Juliet rose sequem, ou irão murchar. Mas com a atenção correta ela vai crescer com segurança e vigor.
Dicas de uso da rosa Julieta: feita para ocasiões especiais
A Julieta é a rosa mais cara do mundo. Nenhuma outra espécie custou tanto dinheiro para ser plenamente desenvolvida. Mas valeu a pena: ela é uma das flores mais românticas já vistas. Opulenta, plena, delicada, perfumada… é requintada e poética ao mesmo tempo.
No mercado externo cada botão da rosa Julieta vale em torno de $50 dólares.[divider]
É uma das escolhas mais exclusivas para ocasiões onde o amor é celebrado, como dia dos namorados, noivados, casamentos e até dia das mães. A Juliet rose representa, com esplendor, a nobreza emocionante desses momentos.[divider]
Ao mesmo tempo ela é muito versátil. Fica maravilhosa tanto em arranjos clássicos quanto nos mais alegres e irreverentes.[divider]
É a alegria de designers de flores e decoradores mais criativos.[divider]
A rosa Julieta tem muita personalidade, mas também combina muito bem com muitas outras flores de destaque sem perder a majestade.[divider]
Já combinada com folhas verdes ela se torna a grande atração, como acontece com essa passadeira de mesa.[divider]
Ela guarda algumas semelhanças estéticas com as peônias. Ambas são repletas de pétalas internas, volumosas e arredondadas.
Quando ambas ainda estão em botão ficam ainda mais parecidas. É o momento ideal para criar um arranjo com ambas as espécies.
Como usar a Ausjameson de David Austin em casamentos
David Austin desenvolveu sua Julieta para fazer parte de sua coleção de rosas especiais para casamentos. Então é nessas ocasiões que a belíssima flor encontra sua glória máxima.
Buquês de noiva com rosa Julieta
Um buquê feito unicamente com várias rosas Julieta. Só para provar que ela sozinha é um espetáculo em si.[divider]
Para noivas mais clean a combinação da Ausjameson com rosas brancas e suculentas fica perfeita.[divider]
Flores rosadas e mais puxadas para o vinho também ficam incríveis. É sensual sem passar da conta.[divider]
E com flores de tons mais variados, tais como azuis, beges e lilases, essa noiva estará pronta para um casamento realizado na primavera ou verão.[divider]
Uma versão similar, sempre cheia de beleza.[divider]
Um buquê vibrante e cheio de alegria para o dia mais feliz do mundo.[divider]
O buquê das madrinhas pode ser inspirado na estampa de um possível vestido floral.[divider]
Toques de flores em tom bordô são ousados mas continuam harmônicos do lado de Juliet roses.
Coroa de flores e arranjos de cabeça com a rosa Julieta
E a coroa de flores? Sendo grande e redonda, a Juliet fica ótima em arranjos de cabelo volumosos.[divider]
Também fica perfeita de um lado só, criando um ponto focal forte.[divider]
Dentre flores brancas, o tom pêssego da rosa sobressai com elegância.
Fotos de bolo de noiva e decoração de mesa de casamento com a Juliet rose
Vale a pena cultivar!