Repolho Decorativo (Brassica oleracea L. var. acephala)

Escrito por

O repolho decorativo não deve ir para o seu prato – mas fica encantador ornamentando o seu jardim. Aprenda a plantá-lo.

Nome botânico: Brassica oleracea L. var. acephala DC.
Nomes Populares : repolho-ornamental, couve-ornamental
Família : Angiospermae – Família Brassicaceae
Origem: Europa, América do Norte

Descrição do Repolho Ornamental

O repolho ornamental (Brassica oleracea L. var. acephala) é uma planta herbácea cultivada como anual, tem altura em torno de 35 cm e folhas dispostas em roseta.

repolho ornamentalSeu ciclo de vida é de 45 dias no verão e de 60 dias no inverno.

As folhas têm formas arredondadas com as bordas crespas de colorações diversas em rosa, azul, verdes, creme e púrpuras.

As flores são características da família, pequenas e amarelas em espiga ereta acima da planta, mas não são importantes para ornamentação. Pode ser cultivada em todo o país.

Como Plantar o Repolho Decorativo

É uma planta tolerante ao frio, inclusive cultivada em regiões mais ao Sul do país. O local para plantar deve ter sol, mas em regiões de verões muito quentes será conveniente uma sombra à tarde.
As condições de cultivo em canteiros necessita de solo areno-argiloso e permeável.

Preparar uma mistura de composto orgânico, adubo animal de curral bem curtido, cerca de 500 gramas/m2, incorporando também 100 gramas de fosfato natural de rocha ou farinha de ossos.

Caso o adubo animal seja cama de galinheiro, usar somente 250 gramas/m2.

Solos muito pesados necessitarão também de uma parte de areia, incorporando tudo no canteiro e nivelando. O mais conveniente antes de plantar é esperar alguns dias, para a acomodação dos materiais.

Abrir uma cova do tamanho do torrão, acomodar a planta e aconchegar a terra ao redor. Depois de tudo plantado, regar o solo. Se ficou terra entre as folhas, use um pincel macio para limpar.

As regas devem ser frequentes para manter as folhas túrgidas.

Plantio em Vaso do Repolho Ornamental

repolho decorativoCaso o cultivo seja em vaso, escolher um de boca larga altura de 25 cm ou então uma bacia de cimento para cultivo coletivo.

O fundo e paredes devem ter a proteção de tinta asfáltica. O fundo recebe um pedaço de geomanta e areia úmida para a drenagem das regas.

Colocar parte do substrato, acomodar o torrão com a muda e preencher com mais da mistura apertando de leve para fixar.
Regar a seguir.

Quando o destino da planta é a ornamentação em interiores, substituir o adubo animal por adubo organo-mineral ou adubo granulado NPK formulação 10-10-10, cerca de 20 gramas por vaso médio.

Propagação do Repolho Ornamental por Sementes

A multiplicação desta planta é por sementes. Quando adquirir o pacote com as sementes verificar a data de validade, evitando aqueles com data próxima do vencimento, quando o poder germinativo estará muito baixo.

Preparar um recipiente, que poderá ser uma bacia, um vaso, bandejas de cultivo descartáveis, colocando uma mistura de terra de canteiro e areia em partes iguais.

Nivelar e apertar de leve para compactar um pouco. Riscar linhas na terra e depositar de 4 a 5 sementes dando espaçamento de 5 cm.
Regar duas vezes por dia com regador de jato fino.

Manter um plástico transparente por cima até que notar sinais de germinação. Deixar em cultivo protegido do sol e da chuva.

Quando ocorrer a emergência por volta de 5 a 10 dias após o plantio, retirar o plástico.
Para transplantar aguardar até que tenha uns 10 cm de altura, quando poderá ser manuseada com segurança. Plantar no local definitivo.

Uso Decorativo e Paisagismo

O repolho ornamental é muito interessante pela coloração das folhas e poderá fazer excelentes conjuntos com outras plantas verdes não necessariamente hortaliças.

Com anuais  de estação como petúnias (Petunia) ou flor-de-mel (Lobularia maritima) fará um efeito muito bonito.

Devido ao colorido de suas folhas será mais conveniente escolher as petúnias de cor branca ou creme, criando assim um complemento ornamental delicado e harmonioso.

Outro conjunto que sugerimos é dois ou três exemplares do repolho de cores diferentes em recipiente de boca larga acompanhado de mudas pequenas de alecrim (Rosmarinus officinalis)hortelã (Mentha spp.) ou melissa (Melissa officinalis).

A cor verde intenso da hortelã e tom acinzentado do alecrim poderão ser complementados com cebolinhas (Allium fistulosum). Nestes dois casos o vaso deverá receber sol até o meio dia.