Vantagens da Reciclagem da Água para a Horta

Escrito por

A reciclagem da águas é uma prática possível quando seu reuso não requer que o líquido sofra tratamento. Ela vem diretamente da captação para o uso em diversas situações. Veja a seguir como empregá-la no seu jardim.

As águas não tratadas são usadas, também, na irrigação de plantas forrageiras para a alimentação do gado e na produção de grãos, como arroz, trigo e cevada, além de na produção de plantas ornamentais.

A indústria usa muitas vezes estas águas não tratadas para resfriamento de caldeiras, captando-as direto de cursos d’água. Ainda para apagar incêndios, para descarga de vasos sanitários, lavagem de veículos e lavagem de ruas.
A indústria de construções também usa água não tratada para o preparo de concreto e lavagem de veículos de transporte do mesmo.

A manutenção de pântanos e áreas alagadas necessárias à vida selvagem de aves e outros animais em reservas é promovida com água reaproveitada.

Reciclagem da Água: Vantagens de seu Reuso na Natureza

rioHá várias vantagens no re-uso de águas na natureza.
Ela deve ser bem direcionada de forma a beneficiar o meio ambiente do local. Isso propicia controle de poluição, inclusive com a reciclagem de águas provenientes de esgotos. O que diminui seu impacto nas águas de cursos hídricos.

Também com o reuso de águas a demanda das águas subterrâneas de aquíferos tende a diminuir, preservando assim água limpa para outros usos.
As regiões onde a água das chuvas é mais escassa ou sazonal são, assim, beneficiadas.

No entanto devemos ter em conta que o uso destas águas não tratadas tem diversas necessidades de gerenciamento. Isso inclui técnicas adequadas para diminuir o risco de contaminações.

Não Abra Mão da Água Potável para as Hortas

irrigadorNuma propriedade a água de consumo potável é  fornecida pelas companhias de abastecimento do município.

A água potável tem várias qualidades, que as tornam apta para consumo humano nas diversas funções necessárias. Isso inclui a limpeza e preparo de alimentos, higiene pessoal, etc.

Não deve ter gosto ou odor e seu pH deve se neutro. Também não deve ter impurezas ou organismos prejudiciais à saúde.

Para regar a horta, devemos usar a mesma água usada para beber, já que águas contaminadas também tornarão o alimento impróprio para o consumo, colocando em risco a saúde de todos.

As águas cinzas, no entanto, podem, depois da purificação e filtragem, serem usadas para plantas ornamentais, sem problema.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Hamed Saber