Cultivo comercial da Quaresmeira

Colheita e preparo das sementes da quaresmeira

Sementes da quaresmeira
Sementes da quaresmeira

A Tibouchina floresce em geral duas vezes por ano, no final do inverno, junho a agosto e no verão até o outono, de dezembro a março. A floração do verão-outono é mais abundante e os frutos que seguem amadurecem nos meses seguintes.

Para quem deseja reproduzir a quaresmeira, deve colher os frutos assim que começar a abrir.

Eles têm a abertura espontânea e poderá ser perdida a quem não estiver atento.

Sacudindo o fruto nota-se a queda das sementes, então é hora de colher. Corta-se o ramo contendo os frutos e coloca-se sobre plástico ou lona plástica. Deixar ao sol por algumas horas. Depois, bater para retirar as sementes.

Elas são bem pequenas e 1 fruto tem em média 760 unidades.

Sementeira

Prepara-se a sementeira em caixas especiais, caixotes ou em canteiro preparado. Para substrato devemos usar composto orgânico de folhas peneirado bem fino. Regar com jato fino.

Colocar as sementes e peneirar mais substrato seco por cima em camada bem fina. Coloca-se um tecido sobre o substrato para evitar que as regas desplantem as mudas. Cobrir com saco plástico e manter úmido.

Leva algumas semanas para a emergência e a taxa de germinação é considerada baixa. Após a emergência, retirar o plástico e suspender o tecido, mas manter a umidade do substrato.

Transplante das mudas da quaresmeira

Bulbo da Quaresmeira
Bulbo da Quaresmeira

Quando as plantinhas apresentarem 4 cm ou 6 folhinhas, poderá ser feito o transplante para sacos ou vasos para cultivo, mantendo-se à sombra em cultivo protegido com pelo menos 50% de sombra, até atingirem 0,50 cm, quando coloca-se um tutor de bambu para conduzir a muda.

Levar para canteiros e iniciar a formação da árvore.

Substrato de cultivo

O substrato de cultivo da muda deve conter adubo animal de curral bem curtido, composto orgânico de folhas e vegetais e, areia em partes iguais. A colocação de farinha de ossos também é recomendável, cerca de 30 gramas por muda. Fazer a mistura, e plantar.

Se já neste estágio desejar introduzir o tutor no substrato, ganhará tempo.

Paisagismo sustentável

No paisagismo sustentável a utilização de espécimes nativas é considerada a ideal. Quando a floração é bonita, teremos um incentivo a mais para utilizar as árvores e arbustos nativos. Para quem deseja produzir espécimes nativas, a Tibouchina é uma excelente opção.