Quaresmeira (Tibouchina granulosa)

Escrito por

Nome Técnico: Tibouchina granulosa) (Desr.)Cogn.
Nomes Populares: quaresmeira, tibouchina
Família: Família Melastomataceae
Origem: Originária do Brasil, com ocorrência nos estados da Bahia, São Paulo, Minas Gerais, mas cultivada em quase todo o país.

Descrição

Quaresmeira (tibouchina granuosa)

Árvore de pequeno porte, até 12,0 m, ramos quadrangulares e forma de sombrinha. Quando nova tem aparência de um arbusto.

As folhas perenes são verde-escuras rijas e pubescentes em ambas as páginas.

Flores vistosas em rosa ou púrpura arroxeada, em grandes inflorescências terminais. Florescimento no final do inverno e também no outono, sendo esta a que produz mais flores.

Modo de Cultivo

Necessita de local ensolarado, solo de fertilidade média e bem drenado. Propagação facilmente por sementes produzidas em abundância.

A semeadura pode ser feita em tubetes ou caixotes, aguardando até atingirem de 10-15 cm para transplante em sacos ou vasos.

Paisagismo

QUARESMEIRAS (Tibouchina Granulosa)É uma árvore que ocorre espontânea nos seus lugares de origem, em floresta pluvial atlântica e também em capões de crescimento secundário.

Seu plantio em paisagismo tem alguns senões, pois como planta de rua seus galhos frágeis quebram com o vento, colocando transeuntes em risco.

Em parque e jardins seu florescimento surpreende a todos pelo colorido vistoso e pode ser usada em pequenos jardins com belo efeito ornamental.

A cor de suas flores em púrpura arroxeada combina bem com plantas de flores brancas, lavanda e rosa.

A seguir: O cultivo comercial da Quaresmeira

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: mauroguanandi, mauroguanandi, mauroguanandi, mauroguanandi