Qual Frutífera Plantar?

Escrito por

Agora chegou a hora de escolher as plantas que iremos colocar no nosso espaço. A primeira coisa é fazer uma reunião familiar e anotar por ordem de preferência o que mais todos gostariam de ter em casa.

Se todos apreciam laranjas, por exemplo, em vez de plantar todas de uma variedade, o melhor é escolher no produtor aquelas que produzem frutos em épocas diferentes, assim teremos laranjas o ano todo, de sabores diferentes, tais como a laranja-pera, laranja natal e seleta.

Para a família que adora doces em compota ou em pasta, goiabeiras e pessegueiros são ótimas escolhas enquanto que as que preferem no café da manhã frutas in natura, a mangueira, a bananeira e o maracujazeiro estarão com certeza na lista.

Necessidades básicas do cultivo das frutas tropicais

LaranjeiraO clima é quente, com temperatura média anual acima de 22 ºC até 30 ºC. O regime de chuvas deve ser regular durante o ano.

As plantas frutíferas de clima tropical necessitam de temperaturas altas o ano todo, sem grandes oscilações diárias ou mensais para que possam produzir.

A água deverá estar disponível, se as chuvas não forem suficientes, recorrer à irrigação artificial. A nível de pomar doméstico poderá ser por gotejamento, aspersão ou você, de mangueira e balde na mão.

As regiões onde estas frutas são comercialmente cultivadas no Brasil são os Estados ao Norte, Nordeste, Centro-Oeste e norte do Sudeste.

Algumas frutíferas de clima tropical que podem ser cultivadas em pomar doméstico:

 

Clique no nome das plantas para ver a sua ficha completa e aprender a cultivar cada uma!