Projetos para Jardins Rochosos

Escrito por

Jardins rochosos têm em comum a presença de pedras naturais do local, podendo ter planos e declives.
Podemos usar as rochas aparentes para desenvolver um paisagismo espetacular.

Um jardim em terreno rochoso

As pedras aparentes em um jardim, podem propiciar efeitos de paisagismo surpreendentes em textura de folhas e florações.

Ë preciso tomar alguns cuidados.

plantas para jardins rochosos
Na hora de elaborar o projeto não se deve incluir árvores, pois em locais onde o solo é muito raso suas raízes ficarão ao nível do solo, comprometendo a estabilidade da muda.

O peso de uma árvore adulta é considerável, pois além do pouco solo para prender-se, suas raízes tenderão a encontrar meandros e fissuras nas rochas abaixo desagregando-as, colocando em risco edificações em caso de desbarrancamento ocasionado por enxurradas.

Em terrenos de declive é possível realizar a confecção de patamares, com pedras ou gabiões, adicionando terra para nivelar e cultivar.

O efeito é muito bonito e atraente.

Poderão ser incluídos arbustos de pouca altura, herbáceas diversas de pequeno e médio porte, plantas rasteiras para forrações.

Plantas rasteiras e alguns tipos de capins ornamentais ajudam a conter a erosão superficial, contendo o solo raso da área.

Projetos de jardins rochosos em terreno plano

Como fazer: trabalhar com alturas diferentes de plantas para melhor visualização.

Canteiros com possibilidade de visão ao redor deverão ter as espécies maiores no meio, caso contrário colocar mais ao fundo as de maior altura e ir descendo até à borda com forrações e plantas de acabamento de canteiros.
Será preciso conhecer o tamanho das mudas do projeto quando adultas, evitando assim que espécies grandes impeçam a visão de outras de menor porte que ficaram atrás.

jardins rochosos

Substratos para jardins rochosos:

O solo do local deverá receber a adição de substratos adequados para as plantas cultivadas, com aditivos de adubos animais e químico para bom estabelecimento e desenvolvimento das mudas.

Mudas com substratos diferentes deverão ter tratamento diferenciado do que será usado para o restante do canteiro, tratando a cova para seu plantio com o tipo mais adequado segundo as recomendações das fichas de plantas.
As reposições de nutrientes para este tipo de cultivo deverá ser feita com os mesmos materiais colocados nos plantios, feitas quando do tratamento de inverno no jardim ou época das chuvas.

Regas nos jardins rochosos em terreno plano:

Lembrar que as regas deverão ser comuns a todos.

plantas de pouca água
Como plantas adequadas a jardins rochosos tem na grande maioria característica xerófita, isto é, não apreciam muita água, somente regar em verões muito secos e quentes.

Plantas recomendadas para jardins rochosos planos:
Lembre de combinar conjuntos com altas, médias e rasteiras.

rosinha do sol

rosinha do sol

 

– Aloé-sabão (Aloe saponaria);
– Iúca-mansa (Yucca filamentosa);
– Pata-de-elefante, nolina (Beaucarnea recurvata);
– Aspargo-rabo-de-gato (Asparagus densiflorus)
– Capim-vermelho (Pennisetum setaceum);
– Rosinha-de-sol(Aptenia cordifolia), para acabamentos;
– Santolina (Santolina chamaecypares), para bordas.

Continua com:Plantas para terrenos em patamares e em declive