Um orquidário é o sonho de muita gente que gosta de viver no meio das mais belas flores. Explicamos a seguir como montar o seu, incluindo sugestões de ripados e pérgolas para acomodar suas orquídeas.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Montando um Ripado para o seu Orquidário[/h2]
Ripados podem ser feitos com estruturas de madeira e prateleiras para a colocação de vasos. Assim, suas flores não ficarão penduradas. Faça o seu fechado nas laterais, com ou sem porta.
A cobertura deverá ser feita com plástico branco com proteção UV, usando o sombrite para diminuir a luz solar direta. Isso é especialmente importante em regiões mais ao norte do país.
O sombreamento para este tipo de ripado é de 50% a 60%.
Em regiões de altitude ou no sul, o ripado sem proteção para ventos frios deverá ser coberto do lado sul e oeste com plástico durante o inverno, evitando danificar as plantas.
[h2 type=”2″ width=””]Projeto de Orquidário com Planta para Download Grátis[/h2]
Sugerimos uma ideia prática, aliando três tipos de cultivo. Clique nas imagens das plantas para baixar o arquivo em tamanho original para seu computador.
[box type=”download” color=”” align=”left”][h3 type=”1″]Download dos Moldes[/h3]Clique aqui para baixar os arquivos de download para o seu computador (PDF)[/box]
[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Espaço de Prateleiras para as Orquídeas[/h2]
Um deles, em vasos tradicionais de cerâmica ou plástico sobre prateleiras ou bancos em forma de arquibancada.
Ali poderemos colocar as orquídeas maiores, as que estão floridas na estação e para aquelas que não tem desenvolvimento de forma pendente, como as Vandas, Cattleyas e Dendrobium.
[h2 type=”2″ width=””]Orquideas mais Pendentes Podem Ser Penduradas no Alto[/h2]
As orquídeas pendentes, como a Stanhopea oculata, as que estão em estágio inicial e as que não estão em período de florescimento poderemos usar ripas no alto da estufa e cultivar penduradas.
Para cultivar as orquídeas em vasos que ficarão pendentes, fazer um tripé feito de arame galvanizado fino 2 mm prendendo no vaso e fazendo uma argola no meio.
Usar um gancho do mesmo arame ou mais grosso que se prende na ripa regulando sua altura para que alguns vasos fiquem mais altos, aumentando assim o número de recipientes cultivados.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Uma Treliça para Pendurar Placas[/h2]
Ali, pendure orquídeas cultivadas em placas e troncos. Tenha cuidado com as plantas cultivadas, separando as doentes atacadas por fungos.
Adube na época adequada e regue de maneira correta. Assim, poderá ter a coleção de orquídeas com florações a cada estação, propiciando encantamento o ano todo.