Plantio e Cultivo Doméstico de Videiras

Escrito por

As uvas podem ser consumidas de várias formas: in natura, em sucos, doces, vinhos, licores e na forma de passas. Veja a seguir como plantar videiras em casa, quintal ou sítio.

Uvas são apreciadas e consumidas no mundo inteiro. Nos estados mais ao sul do Brasil e em algumas outras regiões do país apreciamos o fato de ter uma videira no pátio.

A produção de uvas a nível doméstico pode ser bem compensadora e prazerosa.

Nome botânico: Vitis vinifera L.
Nome popular: videira, parreira
Angiospermae – Família Vitaceae
Origem: Mediterrâneo, sudoeste da Ásia e regiões adjacentes.

Descrição

Arbusto lenhoso, caducifólio, com dimensões até 32,0 m. Muito ramificado, folhas palmadas e de bordas recortadas, com pecíolo de inserção alterna nos ramos.

As flores são brancas e pequenas reunidas em cachos, produzindo frutos do tipo baga, com cores diversas, dependendo da variedade.

Verdes, como a Niágara, rosas como a Red Globe e escuras, quase pretas, na uva Isabel. Pode ser cultivada em várias regiões do país, como no sul, no sertão nordestino do Vale do São Francisco e no sudeste.

Plantio da Uva: Temperatura, Umidade e Vento

uvas verdesA videira aprecia temperaturas ao redor de 25 a 30 graus centígrados na época de formação do fruto.

No sul, entre o outono ou inverno, a planta entra em dormência. Mas nos estados do Nordeste, em produções comerciais, a água é suspensa durante o período de repouso vegetativo.

Assim é possível obter mais de uma safra por ano, embora a quantidade e qualidade fique prejudicada. Então em regiões mais quentes é possível também cultivar videiras no pátio.

O vento poderá ser um problema, pois danificam folhas e ocasionam a queda de ramos novos. No entanto, a movimentação do ar é benéfica, pois diminui a umidade circundante devido à evaporação da água pelas folhas no processo de respiração.

A umidade promove maior crescimento de vegetação, embora também favoreça o desenvolvimento de doenças fúngicas. Chuvas frequentes ocasionam menores teores de açúcares nos frutos, então locais com bastante sol produzem uvas mais doces.

A videira é tolerante à seca, pois tem longas e profundas raízes que podem captar bem a água do solo. Em regiões de seca, no entanto, será conveniente regar com mais frequência em dias quentes e secos.

A Videira Precisa de um Pergolado ou Espaldeira

videira mulherPara começar o cultivo da videira em casa, é preciso construir estruturas para conduzir os ramos. O melhor lugar será onde há sol na maior parte do dia.

As estruturas podem ser de latada ou espaldeira. A latada, conhecida também por pergolado, poderá ser de mourões de concreto ou canos de ferro presos ao chão numa sapata de concreto, variando o tamanho conforme o espaço disponível.

A altura ideal é aquela que você pode andar embaixo sem bater a cabeça mas não tão alta que precise de escada para colher as uvas. Esticar arames ou cabos de aço formando diversos cruzamentos para a condução dos ramos.

A espaldeira é muito usada em plantios comerciais, mas podemos trazer para o cultivo doméstico. Cultiva-se junto a paredes e muros, com altura e extensão conforme o espaço disponível.

Colocar buchas na parede, estender cabos de aço ou fazer uma treliça de madeira e arame para condução do arbusto, que tem longos ramos. O interessante deste tipo de cultivo é que poderemos aproveitar o chão para cultivo de outras plantas.

Cultivo da Uva

Para Plantar

uvas solAbrir covas de 60 cm x 60 cm x 60 cm, separando a camada superficial de 5 cm, rica em matéria orgânica. Misturar esta terra com composto orgânico e adubo curtido de aves, cerca de 5 a 10 litros por cova.

Colocar parte no fundo, acomodar o torrão e preencher as laterais. A terra do fundo do buraco vai por cima. Regar bem nos próximos dias regar bem se não houver chuvas.

Época de Plantio

Quando compramos enxerto de raiz nua (envolto em palha sem a terra), a melhor época é em julho. A muda em torrão pode ser plantada até final da primavera, mas é preciso irrigar bem para que se desenvolva.

Tempo de Colheita

 
Mudas recém-plantadas poderão não produzir no primeiro ano. As que já estão desenvolvidas estarão com os cachos maduros para colher entre 85 até 200 dias após a poda realizada todos os anos.

Esse tempo varia conforme a luminosidade e temperatura da região, mas também da adubação e regas.

Adubação da Videira

Adubações posteriores com 3 e depois 6 meses com adubos granulados comerciais do tipo 20-10-10, cerca de 100 g/ muda misturados a 300 g de adubos curtidos de aves e composto orgânico o quanto necessite.

Aplique a 50 cm do tronco, com pouca incorporação, regando a seguir.