Plantas repelentes

Escrito por

Como espantar as pragas com plantas repelentes.

O que são plantas repelentes?

Em geral são plantas com odor emitido pelas raízes, folhas e flores, que afastam formigas, lesmas, gafanhotos e aqueles besourinhos que atacam nossas roseiras e as plantas da horta.

Repelentes mais conhecidas

mentha

 

 

É o caso da arruda (Ruta graveolens), da hortelã (Mentha) ,

da melissa (Melissa officinalis) e da conhecida tagetes (Tajetes).

Outra planta também costuma afastar insetos, a losna (Artemisia absinthum) , um grande arbusto, que está começando a ser usada em paisagismo devido às suas folhas prateadas.

 

A flor tagetes no combate de nematóides

tajetesA tajetes tem outro grande valor, ela é uma planta que pesquisas revelaram ser excelente para combater nematóides, também conhecida como “pérola-da-terra”, que entra e se instala de preferência nas raízes das plantas.

Como é uma planta de ciclo curto, o jardineiro poderá usar suas folhas na compostagem e ao agregar depois o composto ao solo, ajudar na prevenção de infestação desta praga das culturas.

Receita caseira ecológica para repelir insetos

Uma forma de repelir os insetos, principalmente os que atacam as plantas de horta é usar um mix de ingredientes.
Parece brincadeira, mas dá certo.

Colocar num recipiente algumas folhas de tomateiro, alguns dentes de alho esmagados, algumas pimentas daquelas conhecidas como dedo-de-moça, já maduras e algumas folhas de hortelã.

Pode bater no liquidificador, ou esmagar bem, acrescentando água fria.
Coar e colocar no aspersor.
Veja mais detalhes do suco repelente caseiro de insetos aqui.

Aplicar em alfaces, cebolinhas, salsa, couves, plantas de horta em geral.

Os insetos mastigadores, como os pequenos besouros, gafanhotos, grilos e os eternos pulgões que infestam as couves, não toleram esta mistura “ardente”. Irão embora.

Seja esperto e divida a dica com seus vizinhos, assim as pragas em vez de se instalarem do outro lado da cerca irão para bem mais longe, diminuindo o risco de novo ataque ao seu quintal.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: kthread, quinn.anya