Os jardins são apreciados principalmente de dia. Decoramos com plantas e floríferas que tenham atração neste período de maior luminosidade. No entanto os “jardins da lua” (moon gardens) abordam uma técnica de paisagismo que também dá destaque a plantas que florescem à noite. Venha conhecê-las.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Plantas que Florescem à Noite Estão Recebendo Mais Destaque[/h2]
Nos últimos anos as flores noturnas estão sendo colocadas como uma atração extra nos jardins. A iluminação adequada, com spots ou lanternas, podem dar um atrativo maior em dias quentes para as pessoas aproveitarem.
As flores que abrem à noite são, em geral, de cor bem clara. Brancas na maioria.
Dentre estas, muitas exalam perfume e têm pontuações invisíveis aos nossos olhos. Só podemos enxergá-las sob luz ultravioleta, mas são visíveis para os polinizadores.
Há trilhas da borda da corola em direção ao néctar no fundo da flor. O polinizador entra, roçando nas anteras carregadas de pólen. E, ao visitar outra flor, depositam sua carga, realizando assim o que se chama de polinização cruzada.
Mariposas e morcegos são os grandes polinizadores das flores noturnas.
[h2 type=”2″ width=””]Cactos que Florescem à Noite[/h2]
A grande maioria das plantas que abrem suas flores à noite são cactáceas.
[h3 type=”2″]Mandacaru: o Cereus Giganteus[/h3]
Temos o mandacaru (Cereus jamacuru ou Cereus giganteus), característico de zonas áridas no Nordeste brasileiro. Ele chega a mais de 6,0 m de altura e cladódios segmentados em forma de castiçal.
Suas flores são brancas. Medem 12 cm de comprimento e abrem somente à noite.
[h3 type=”2″]Cacto Rainha da Noite (Hylocereus undatus)[/h3]
Também cactáceas, de menor porte, temos o cacto rainha-da-noite (Hylocereus undatus). Este tem cerca de 5,0 m de comprimento, bastante ramificado com cladódios triangulares.
Suas flores são grandes e perfumadas. Chegam a até 20 cm de comprimento e abrem à noite, durante o verão.[clear]
[h3 type=”2″]Mandacaru-de-Crista (Pilocereus chrysacanthus)[/h3]
Outra cactácea muito apreciada é o mandacaru-de-crista (Pilocereus chrysacanthus var. cristata). O Pilocereus é originário do México, com até 4,0 m de comprimento.
Apresenta os cladódios achatados, ondulados com formato de crista, com inúmeras ramificações com espinhos curtos. Suas flores são rosadas também com duração de uma noite.
[h3 type=”2″]Cacto-Sianinha (Selenicereus anthonyanus)[/h3]
Um dos melhores adendo para regiões de clima quente com cultivo de cactáceas é o cacto-sianinha ou cacto zig-zag (Selenicereus anthonyanus).
Tem 1,0 m de comprimento, ramos achatados com profundos sulcos intercalando a direção. Parecem mesmo uma sianinha.
As flores são grandes, de 15 cm de comprimento. Com a base das pétalas em rosa forte e as do centro rosa claro. São efêmeras também: abrem ao anoitecer e aos primeiros raios de sol da manhã já fenecem.
Todas estas flores mencionadas são também popularmente conhecidas como “ dama da noite” . Mesmo se tratando de espécies distintas.
[h2 type=”2″ width=””]Uma Orquídea de Floração Noturna[/h2]
Outras flores também merecem menção, com florescimento noturno. Temos uma orquídea, Epidendrum nocturnum, nativa da América Central e Sul, em regiões de temperaturas mais altas.
Seu formato é delicado. Tem sépalas longas de cor castanho-claras e pétalas brancas. Abre somente à noite e tem perfume bem forte.
[h2 type=”2″ width=””]Plantas Herbáceas que Florescem à Noite[/h2]
Exóticas de flores noturnas são a Sene (Silene nutans), uma herbácea perene de até 80 cm de altura, nativa da Europa. Apresenta folhas espatuladas e flores pequenas de quase 2,0 cm. Tem pétalas brancas tubulares com sombra rosa.
Seu florescimento ocorre no verão e abre 3 noites seguidas.
Outra muito interessante é a estrela-da-tarde, (Oenothera biennis), nativa da América do Norte. Herbácea bienal de até 1,50 m e flores amarelo-limão, que abrem à noite e duram até à outra noite.
Também da América do Norte é a a flor-chocolate (Berlandiera lyrata). Tem 60 cm de altura, folhas pinadas e flores em capítulo amarelo com centro marrom.
O florescimento ocorre nas noites de primavera até o verão. Os estames têm sabor que lembra o chocolate e as flores são comestíveis.