Um jardim bem planejado pode ser belo e encantar quem o vê ou passeia por ele. No entanto, para ser verdadeiramente inesquecível, ele deve exalar perfumes.[clear]
Afinal, a memória olfativa é uma das mais arraigadas e difícil de se perder. Isso porque ela está intimamente ligada à memória emocional, alimentando-a.
Perfume de ervas frescas numa noite de verão ou um acento agradável de flores numa tarde quente de primavera tem o poder de marcar uma época.
[h2 type=”2″ width=””]Escolha Plantas que Perfumam o seu Jardim[/h2]
Temos já ouvido muitas vezes a reclamação de que as fragrâncias das flores sumiram dos jardins modernos. A boa notícia é que poderemos resgatar esta ideia. Existem muitas plantas que podem ser usadas.
Uma das coisas interessantes sobre plantas com aroma é que a maioria não é atacada por pragas de jardins e os insetos mastigadores de folhas. Gafanhotos e besouros, por exemplo, ficam longe destas plantas aromáticas.
Fazer todo o jardim com plantas de flores perfumadas não seria adequado, poderia causar alergias respiratórias aos moradores.
As plantas que têm folhas aromáticas tem menor probabilidade de causar problemas. O perfume provém de glândulas com óleo essencial.
Ao esmagar ou roçar as folhas, as glândulas liberam o óleo que contém substâncias voláteis que se espalham no ar. Por isto sentimos o odor ao passar a mão, roçar com a roupa ou mesmo regar um pé de manjericão ou arruda.
Uma erva como o alecrim, por outro lado, que tem as folhas mais duras e coriáceas, só emite cheiros ao esmagá-las com os dedos.
[h2 type=”2″ width=””]Como Planejar um Canto só de Plantas Perfumadas[/h2]
Para fazer um cantinho cheiroso sugerimos algumas plantas fáceis de cuidar. Uma vez estabelecidas, desenvolvem-se bem até em climas secos e quentes.
Também recomendamos um canteiro em triângulo de 2,0 metros de lado (veja o desenho).
Estabelecido o esquema do canteiro, devemos verificar a insolação do espaço o que determinará a escolha do tipo adequado a ser plantado.
Podemos optar pela colocação de plantas com flores perfumadas em combinação com as de folhas aromaticas.
Para as plantas de flores com perfume é conveniente que a época de sua floração não seja a mesma, para não saturar o ar com odores diferentes.
Árvores, arbustos, herbáceas, existem plantas de diferentes tamanhos e formas que poderemos colocar.
[h2 type=”2″ width=””]Espécies Perfumadas para o Jardim[/h2]
Começando por uma árvore para o recanto, podemos recomendar o loureiro (Laurus nobilis), que dá o louro que usamos para tempero de pratos e do brasileiríssimo feijão. Tem crescimento lento e bonita folhagem verde-escura.
Passando para os arbustos, que são a estrutura de médio porte de um jardim, a gardênia (Gardenia jasminoides), de grandes e belas flores brancas na primavera.
Junto a ela pode vir a abélia (Abelia grandiflora), também de flores brancas porém pequeninas com cálices avermelhados, que floresce o ano todo, assim como a lantana (Lantana camara).
Os dois primeiros têm flores perfumadas, mas a lantana tem folhas de odor forte característico e suas flores muiticoloridas atraem borboletas, o que será uma atração extra para o recanto.
As opções são muitas: lavandas (Lavandula dentata), sálvia (Salvia officinalis), orégano (Origanum vulgaris), de folhas bem pequeninas que forma quase uma forração, e o alecrim (Rosmarinus officinalis).
Se quisermos preencher mais algum pequeno espaço, poderemos colocar a flor-de-mel (Alyssum), com suas pequeninas flores brancas.
[h2 type=”2″ width=””]Composição do Canteiro Aromático: A Cor[/h2]
Estamos então prontos para acrescentar uma nota de cor na combinação de flores brancas e lavanda.
A calêndula (Calendula officinalis) não só é aromática como também medicinal, de característica de anual de verão, tem belas flores em amarelo e laranja em forma de margarida, toda a planta com forte e agradável odor.
Repare no esquema sugerido anteriormente: a árvore fica na parte mais afastada junto ao muro, mas deixando espaço para seu crescimento.
Os arbustos não alinhados e com espaço entre si.
Depois as herbáceas, meio entre eles, mesclando as cores das folhas prata das sálvias com as pequenas folhas do orégano . Se colocar calêndulas fará belo efeito.
Para climas menos amenos, podem ser substituídas por plantas da região, trocando lavandas por calancoes (Kalanchoe), sedum (Sedum) e outras plantas suculentas que apreciam o calor e solo mais seco. Também têm perfume e atraem beija flores e borboletas.
Uma vez plantado, esse recanto deverá receber regas regulares até seu estabelecimento. Quando as plantas começarem a crescer e emitir novas folhas, saberemos que se sentem em casa.