Plantas para lugares úmidos!

Escrito por

 

Plantas para solos úmidos…

 

 

A cada região seu respectivo clima

Conforme as regiões podem encontrar nos jardins brasileiros uma diferença muito grande de plantas, devido aos diversos climas do país.

Dentro destas diferenças podemos citar os jardins de clima frio, de áreas de altitude ou mais ao Sul, jardins de clima temperado, de clima litorâneo, de clima seco ou tropical.
Cada um com suas características e uma gama enorme de plantas para ornamentar os espaços.

Algumas áreas poderão ter solos mais umedecidos devido a infiltrações, lençol freático alto, fontes, etc.
A forma de tratar estes espaços será nosso objeto de estudo neste artigo.

Solos encharcados ou com infiltrações são insalubres

jardim-umidoMuitos jardins têm problemas de drenagem e isto pode significar a morte de muitas plantas que não são adequadas a substratos encharcados.

Recomendo que os proprietários façam uma avaliação do terreno e tomem as providências necessárias para retirar esta água excedente.

Solos úmidos, com lençol freático alto ou mesmo infiltrações de terrenos adjacentes são insalubres e não adequados para o entorno de residências, condomínios e mesmo empresas.

Podemos encontrar empresas especializadas que fazem este serviço de forma adequada e o valor investido terá retorno na melhoria das condições do jardim e na valorização da propriedade.

Espaços do jardim de solos mais úmido

copo-de-leiteTambém podemos encontrar espaços de ajardinamentos com declives de diversos níveis e por vezes numa pequena porção de solo cria-se um ambiente propício ao cultivo de plantas que apreciam solos úmidos.

Ao redor de laguinhos ou pequenos açudes em propriedades rurais podemos ter este tipo de situação.

Muitas vezes o proprietário aprecia plantas de lugares secos e tenta adaptá-las com grande insucesso e decepção.

Plantas que gostam de umidade e de sol

justicia-vermelhaPlantas que apreciam locais ensolarados, mas de umidade acentuada no solo são bem interessantes e podem ser incluídas em projetos de ajardinamentos, como a estrelitzia (Strelitzia reginae) , o copo-de-leite (Zantedeschia) e a cavalinha (Equisetum hyemale)

Um arbusto de médio porte e flores de um vermelho intenso adequado também para solos meio úmidos é a justícia-vermelha (Megaskepasma erythrochlamys), que forma lindo maciço para áreas maiores.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Randy Son Of Robert