Plantas para Lugares Úmidos

Escrito por

Algumas áreas podem ter solos mais umedecidos devido a infiltrações, lençol freático alto, fontes e outros fatores. Afinal, os jardins brasileiros apresentam uma diferença muito grande de plantas, de acordo com a umidade típica de cada região.

Dentro destas diferenças podemos citar os jardins de clima frio, de áreas de altitude ou mais ao sul, jardins de clima temperado, de clima litorâneo, de clima seco ou tropical.

Cada um deles possui características específicas e uma gama enorme de vegetais para ornamentar os espaços.

Algumas áreas poderão ter solos mais umedecidos devido a infiltrações, lençol freático alto, fontes, etc. A forma de tratar estes espaços será nosso objeto de estudo neste artigo.

Solos Encharcados ou com Infiltrações são Insalubres

estrelitzia

Estrelitzia

Muitos jardins têm problemas de drenagem e isto pode significar a morte de muitas plantas que não são adequadas a substratos encharcados.

Recomendo que os proprietários façam uma avaliação do terreno e tomem as providências necessárias para retirar esta água excedente.

Solos úmidos, com lençol freático alto ou mesmo infiltrações de terrenos adjacentes são insalubres e não adequados para o entorno de residências, condomínios e mesmo empresas.

Podemos encontrar empresas especializadas que fazem este serviço de forma adequada e o valor investido terá retorno na melhoria das condições do jardim e na valorização da propriedade.

Espaços do Jardim de Solos mais Úmido

Também podemos encontrar espaços de ajardinamentos com declives de diversos níveis e por vezes numa pequena porção de solo cria-se um ambiente propício ao cultivo de plantas que apreciam solos úmidos.

Ao redor de laguinhos ou pequenos açudes em propriedades rurais podemos ter este tipo de situação.

Muitas vezes o proprietário aprecia plantas de lugares secos e tenta adaptá-las com grande insucesso e decepção.

Plantas que Gostam de Umidade e de Sol

copo-de-leite-flor

Copo-de-leite

Plantas que apreciam locais ensolarados, mas de umidade acentuada no solo são bem interessantes e podem ser incluídas em projetos de ajardinamentos, como a estrelitzia (Strelitzia reginae) , o copo-de-leite (Zantedeschia) e a cavalinha (Equisetum hyemale)

Um arbusto de médio porte e flores de um vermelho intenso adequado também para solos meio úmidos é a justícia-vermelha (Megaskepasma erythrochlamys), que forma lindo maciço para áreas maiores.

Forrações ou Plantas Rasteiras para Áreas mais Úmidas

Quem gosta de forrações para cobrir o solo pode optar pelo periquito (Alternanthera dentata) de cor avermelhada e tamanho médio de cobertura, que faz belo efeito junto a gramados.

Uma planta bem mais rasteira é o rabo-de-gato (Acalypha reptans), com suas inflorescências vermelhas que anda meio esquecida mas que é de fácil cultivo e efeito interessantes, principalmente junto a plantas somente verdes.

Outra planta herbácea de pequeno porte que aprecia umidade é o beijinho (Impatiens walleriana) de flores multicoloridas que pode ornamentar áreas meio sombreadas e que produz contraste com a vegetação adjacente.

Canteiros de Plantas para Solo Úmido e Sombra

tinhorao

Tinhorão

Não podemos também nos esquecer de áreas meio sombreadas que podem e devem ser ornamentadas. Colocar piso nestes espaços o tornará limoso, propiciando quedas e a diminuição de área permeável.

Tratando os canteiros de forma adequada poderemos cultivar aquela samambaia em extinção, o xaxim (Dycksonia sellowiana), belo e diferente.

Também poderemos fazer um canteiro de lírio-da-paz (Spatiphyllum) , de pequena ou maior altura, conforme o efeito que estamos desejando.

Por vezes o canteiro sob grandes árvores torna-se mais úmido então o efeito sombreado pode ser pretexto para o cultivo de samambaias pequenas (Nephrolepis) em extenso tapete e tinhorões (Caladium) de folhas multicoloridas.

Belíssimas Plantas para Vaso

Mas nem sempre o solo do jardim é úmido. Poderemos suprir a falta de água de chuvas com regas frequentes.

Também poderemos cultivar em vasos algumas plantas que apreciam substrato permeável mantido levemente úmido.

É o caso do Ciclanto (Cyclanthus) e da Dizigoteca elegantissima(Dyzigotheca)

Adquira vasos de belo efeito e cultive estas duas plantas, não irá se arrepender.