Plantas que Florescem no Outono

Escrito por

O outono é uma estação muito bonita, principalmente para quem reside no Sudeste e no Sul do país.

O colorido das folhagens em tons de amarelo, laranja e vermelho de muitas árvores propiciam um aspecto muito interessante a jardins e ruas.

Árvores de Folhas Avermelhadas no Outono

Em alguns países são considerados uma grande atração turística, lotando hotéis e pousadas.

gingko biloba

Gingko biloba

Uma ideia para prefeituras brasileiras para adicionar este tipo de plantas aos parques, ruas e avenidas, servindo de cenário para os turistas e com divulgação certa e gratuita nas redes sociais.

Ornamentar ruas e avenidas com linhas de árvores de mesma espécie, como acer (Acer palmatum), plátano (Platanus), ginkgo (Ginkgo biloba) e liquidambar (Liquidambar) entre tantas, são boa adição paisagística.

Lembrar que são caducifólias, isto é, perdem as folhas e ficam um período dormente, com apenas os ramos desnudos.

Muitas pessoas não apreciam esta fase, mas o projeto paisagístico pode alternar com outras de folhagem perene e florífera, acrescentando colorido na área.

Árvores com Flores no Outono

Inúmeras espécies de árvores, arbustos e herbáceas estarão em plena floração nesta estação, introduzi-las em projetos paisagísticos que prevê florações o ano todo propiciará muito mais encanto para a área.

tibouchina urvelliana

Tibouchina urvelliana

Uma das mais belas atrações são as tibuchinas (Tibouchina spp.), também chamadas de quaresmeiras, que florescem no outono, com flores roxas ou rosa, dando um toque especial a qualquer rua ou jardim.

O gênero tem árvores (Tibouchina urvelliana, Tibouchina granulosa) e arbustos (Tibouchina stenocarpa, T. grandiflora), são de porte médio a pequeno e podem ser cultivadas em jardins de qualquer tamanho.

Do meio do verão até o outono temos a tulipeira ou spatodea (Spathodea) com suas flores de um laranja intenso sobre a folhagem escura das folhas, ideal para parques.

Flores Arbustivas no Outono

Arbustos não podem faltar em jardins, pois são sua identidade.

ixora

Ixora

Entre eles recomendamos a ixora (Ixora spp.) de minúsculas flores em buquê e a azaleia-anã (Rhododendron indicum), ambas em diversas cores do branco ao vermelho e que ficam lindas para canteiros ou vasos ao sol.

Além disto são também atrativas para borboletas.

O camarão-vermelho (Justicia brandejeana) e o camarão-amarelo (Pachystachis lutea) estão também com suas belas florações nesta estação, além de fornecer néctar a pássaros nectaríferos, como beija-flores e cambacicas.

A infinidade de plantas de folhagem decorativa e de floração do verão até o outono é muito grande.

Podem ser escolhidas para os projetos de jardins ou a adição a jardins com floração somente na primavera.

Isto permitirá atração das flores o ano todo, além de beneficiar a vida selvagem, com a visita de insetos polinizadores e pássaros à busca de alimento.