Ter plantas que florescem dentro de casa é possível? Sim. Muitas verdinhas que produzem flores podem ser cultivadas dentro de casa, junto à janelas que propiciem maior quantidade de luz. Também existem muitas que não precisam de sol direto para nos brindarem com sua beleza. Conheça-as a seguir.[clear]
O cultivo em interiores é muitas vezes restrito à plantas de folhagens, verdes ou variegadas. Mas ter flores na sua sala ou quarto é possível, desde que tenhamos alguns cuidados.
[h2 type=”2″ width=””]Plantas que Florescem Dentro de Casa Precisam de Luminosidade[/h2]
O principal fator é a luminosidade. Sabemos que qualquer planta realiza a fotossíntese. Assim produz de glicose, que é a energia que precisa para viver saudável.
Para melhor desenvolvimento necessita de algumas horas de luz natural. Quando o local tem sol pela manhã, como o de orientação para leste, deixa o vaso com a muda receber diretamente esta radiação.
A orientação norte e oeste recebe maior incidência de sol, principalmente nas horas em que está mais forte. Pode ocasionar queimadura nas folhas e até inibição de crescimento em algumas plantas.
Colocar uma cortina de tecido bem leve na janela produzirá uma luz mais suave, mas ainda com poder para a planta realizar seus processos de fotossíntese.
[h2 type=”2″ width=””]Dê a Quantidade Certa de Água para que ela Floresça[/h2]
Outro fator inibitório de cultivo dentro de casa é a água. Muitas vezes o zelo pelas plantas e o desconhecimento levam a pessoa a regar todos os dias, encharcando o substrato, o que pode levar as raízes a apodrecerem.
Por outro lado, a falta de água também pode propiciar danos. Pois a planta começará a murchar e acabará por fenecer.
Sempre experimente o substrato com os dedos, para sentir a umidade. Isso ajudará a determinar se a planta precisa ou não de uma rega.
A reposição de líquido é feita pelo substrato (a terra do vaso ou jardineira), terminando por escorrer pelo furo de drenagem. Este líquido deverá ser descartado. O pratinho embaixo do vaso é apenas para não sujar os móveis.
Colocar cordões para dentro do substrato para que a planta faça sucção é uma prática difundida. Mas se pensar a energia despendida pela planta neste processo quando poderia estar canalizando este poder para produzir novas folhas e flores, podemos compreender que não é uma prática que ajudará a manter sua planta bonita.
[h2 type=”2″ width=””]A Importância dos Nutrientes na Saúde de sua Planta[/h2]
A reposição de nutrientes é uma necessidade, visto que a planta envasada não tem como distender suas raízes pelo solo à busca de nutrientes.
Cada planta tem as suas necessidades e devemos conhecer para que a tenhamos por muito tempo. Sempre pesquise em livros ou em sites especializados para analisar as necessidades específicas de sua planta.
[h2 type=”2″ width=””]Plantas com Flores que se Desenvolvem Bem Dentro de Casa[/h2]
Dentre muitas plantas que podemos cultivar em casa vamos citar apenas aquelas que podem produzir flores em ambientes internos bem iluminados.
[h3 type=”2″]Gloxínia[/h3]
Assim que em vasos pequenos podemos cultivar a gloxínia (Sinningia speciosa) de folhas largas e flores em formato de sino, podendo escolher flores do branco à púrpura e roxas e variegadas.
[h3 type=”2″]Violeta-africana[/h3]
A conhecida violeta-africana (Saintpaulia ionantha) é apreciada por todos e podemos encontrar também em diversas cores, inclusive de flores dobradas.
[h3 type=”2″]Antúrios[/h3]
Os antúrios são uma tradicional folhagem para lugares à meia sombra. O antúrio flor-de-flamingo (Anthurium scherzerianum) é pequeno, podendo ser cultivado em vasos de 35 cm de altura.
Suas inflorescências são de um vermelho brilhante e tem um outro apelido engraçado: antúrio-rabinho-de-porco devido à torção da inflorescência.
[h2 type=”2″ width=””]Lírios-da-Paz[/h2]
Se aprecia flores brancas com certeza gostará de cultivar os lírios-da-paz (Spatiphyllum wallisi), de folhagem brilhante e que vegeta bem em áreas sem sol, mas com iluminação natural.
[h2 type=”2″ width=””]Gérberas[/h2]
As margaridas, sempre queridas por todos, também estão entre as plantas que podemos cultivar dentro de casa.
Um exemplo é a gérbera (Gerbera jamesonii), com inúmeras cores de capítulos à escolha. É uma planta perene, então cuidar para que esteja saudável mesmo quando sem flores é fundamental.
[h3 type=”2″]Cinerária[/h3]
Outra margaridinha que faz sucesso é a cinerária-dos-floristas (Senecius cruentus) com folhas recortadas reunidas em um buquê muito chamativo de flores brancas, azuis, púrpura e também bicolores.
[h2 type=”2″ width=””]Plantas Pendentes e Suculentas que Florescem Dentro de Casa[/h2]
Plantas pendentes também podem ser cultivadas dentro de casa, oferecendo suas belas flores para ornamentar ambientes moderno.
Dentre tantas citamos o peixinho (Nematanthus gregarius) e a columeia (Columneia ulei), de hastes pendentes e flores amarelas ou vermelhas.
Cactáceas e suculentas também fazem parte das plantas para interiores, necessitando um pouco mais de sol, como junto a janelas.
Temos a flor-de-maio (Schlumbergera truncata), de belas flores em diversas cores, florescendo no outono. Também os mini-cactos, como o cacto-bola (Rebutia steinmannii), de lindas flores vermelhas no verão.
Já dentre as suculentas de pequeno porte para vasos temos a crássula (Crassula multicava), de flores brancas reunidas em inflorescências. As flores ainda em botões têm a tonalidade vermelha, um adendo na ornamentação.
E uma querida de todos, as rosas-de-pedra (Echeveria shaviana), de folhas azuladas e inflorescência em pendão curvo com flores rosadas.
Vamos lembrar que a ornamentação com plantas floríferas devem fazer parte de sua casa! Pois trazem alegria, sensação de bem-estar e tem um fator interessante: ajudam a despoluir o ar dos ambientes.