Plantas de folhagem vermelha são uma atração para o olhar, principalmente quando junto a plantas somente verdes. Muitas plantas de folhas decíduas tornam-se avermelhadas no outono antes de caírem. Mas existem muitas que possuem folhas avermelhadas, vermelho intenso, rosa intenso ou púrpura que podem ser ponto focal no jardim ou um adendo a canteiros sem muita atração.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Árvores com Folhagem Vermelha[/h2]
Começando pelas árvores, podemos indicar os aceres (Acer palmam var. atropurpureum e Acer rubrum), uma caducifólia com cerca de 4,0 a 10,0 m de altura, de folhagem vermelha escura, formato oval e folhas com recortes. Muito utilizada em jardins estilo japonês.
Uma espécie do gênero Euphorbia é o leiteiro vermelho (Euphorbia cotinifolia). Altura de até 4,0 m, com pequenas folhas vermelhas com sombra roxa. Tem um grande efeito junto a maciços verdes ou arbustos floríferos de flores brancas.
É uma planta lactescente e que causa irritação na pele. Não deve ser cultivada em áreas de transeuntes e parques infantis.
Da mesma família temos a poinsetia (Euphorbia pulcherrima), até 4,0 m, também lactescente. Suas pequenas flores amarelas são rodeadas por folhagem vermelha intensa.
As cerejeiras japonesas são apreciadas no mundo todo, principalmente as de flores rosa. Mas há uma espécie em folhagem vermelho vinho: a cerejeira roxa ou prunus-sanguinea (Prunus ceracifera).
Não é muito comum, mas seu efeito durante o ano é admirável, iniciando com as flores rosa sem folhagem e depois com as folhas escuras. O contraste com os verdes de entorno tornará o jardim inesquecível.
[h2 type=”2″ width=””]Arbustos de Tons Avermelhados[/h2]
Alguns arbustos podem atingir altura de uma pequena árvore e alguns têm folhagem avermelhada ou com toques de vermelho. É o caso do cróton (Codieum variegado), com altura variável até 4,0 m, folhas coriáceas variegadas. Algumas plantas são de um vermelho intenso ou alaranjado e de folhas mais largas.
Arbustos colunares que crescem a uma boa altura também podem ser boa opção para quem não pode ter uma árvore no jardim. As cordilines (Cordyline terminalis) atingem cerca de 2,50 de altura, possuindo folhas coriáceas vermelho escuro rosado.
Suas flores rosadas em grandes panículas perfumadas são um atrativo a mais. Pode ser cultivada em canteiros ou vasos.
De mesma família, a dracena tricolor ou marginata (Dracaena marginata) tem folhagem róseo-avermelhada e aspecto colunar. Uma boa opção junto a muros.
Algumas plantas, quando começam a emitir novas folhas, podem apresentar tons avermelhados. É o caso da fotínia (Photinia x fraseri), um adendo a mais na ornamentação.
Folhagens escuras, como as cores vinho também fazem parte da seleção de plantas de folhagens avermelhadas. É o caso do hamamélis (Loropetalum chinensis var.rubrum) de até 4,0 m de altura, que produz belas flores na cor magenta e têm formato de franjas.
A folhagem vermelha pode ser muito chamativa, atraindo o olhar. Uma opção inteligente para o projeto é aliar plantas verdes para equilíbrio ou usar como planta isolada.
É o caso da acalifa (Acalipha wilkesiana var.hort. Macfadena), de folhas grandes e retorcidas na cor vermelho bronze, de efeito espetacular. Tem até 3,0 m de altura por uns 2,0 m de diâmetro e seu lugar no jardim deve ser junto a muros ou em canteiros isolados sobre gramados.
[h2 type=”2″ width=””]Folhagem Vermelha de Pequeno Porte[/h2]
Plantas herbáceas de pequeno porte também podem ter folhagem avermelhada ou vermelho sanguíneo. É o caso da iresine ou coração-magoado (Iresine herbstii). Em renques junto a gramados ou como complemento em vasos, é sempre uma boa opção.
Outra herbácea que podemos encontrar com folhagem avermelhada é o coleus (Solenostemom spp.), de até 1,0 m de altura de folhas delicadas e bordas serrilhadas.
É uma planta de cultivo antigo, bem como o periquito (Alternanthera ficoidea), folhagem rasteira de acabamento de canteiros. Antigamente faziam desenhos para relógio ou com o nome da cidade em grandes canteiros com esta planta.
Ao planejar o jardim as plantas de folhagens avermelhadas devem ter distribuição estratégica no jardim. Em demasia poderá cansar o olhar. Seu uso, no entanto, como atração para pontos totalmente verdes é uma opção inteligente.