Quais Plantas Convivem Bem numa Horta

Escrito por

Numa horta existem plantas que coabitam melhor com outras, favorecendo-se mutuamente em crescimento. Em contrapartida, há também as hortaliças que devem ser plantadas sozinhas. Entenda melhor a seguir.

Poder plantar e colher é um privilégio para quem tem um espaço dedicado a esse fim. Pode ser pequeno, pode ser em sacada, pode ser na cobertura do terraço e até na laje. Pode ser no muro ou na parede, numa abordagem vertical.

Mas isso não basta: é muito importante saber quais espécies de hortaliças são compatíveis na hora de serem cultivadas numa mesma área, e quais não são.

Atenção ao Espaçamento na Hora de Plantar

espaçamento hortaAs plantas que cultivamos em canteiro, e mesmo em vasos, partilham o ar de entorno e o substrato. Se estiverem muito juntas, suas raízes se entrelaçarão.

Uma das notas de jardinagem é o espaçamento das plantas, permitindo que desenvolva a parte radicular e a parte aérea sem sombreamento.

Se não houver problema, em breve você estará colhendo seu produto para a culinária familiar, com toda a alegria e orgulho.

Plantas-companheiras

Horta caseira – Plantas companheiras

Disponibilizamos para você um arquivo PDF contendo o infográfico, para você baixar e imprimir.

Na Horta, Quem se Dá com Quem?

Muitas vezes a questão é “quem se dá com quem”. As chamadas plantas companheiras são um dos elementos que poderemos atribuir a uma bela horta.

O fracasso pode estar na existência de plantas antagonistas junto da que não se desenvolve. Há, também, os casos das plantas alelopatas, que não permitem que outras espécies se desenvolvam perto delas.

salsa

Salsa

Todos sabem que a salsa (Petroselium spp) é uma planta de horta que se desenvolve melhor quando em cultivo solteiro, isto é, sozinha no canteiro. Ela é um exemplo de planta alelopática.

A Família Umbelliferae, que também inclui o coentro (Coriandrum sativum), tem esta característica.

Ao longo de sua evolução, as alelopatas desenvolveram mecanismos para vencer a competição por luz, ar e nutrientes, de modo que as plantas comuns não sobrevivem perto delas.

Plantas Companheiras na Horta

Já as plantas companheiras podem ser benéficas quando consorciadas com outras. Favorecem o crescimento das outras plantas vizinhas e pode até acentuar o sabor.

Muitas plantas aromáticas, como a hortelã (Mentha spp.), são conhecidas como planta repelente de insetos, mas também podem ser grandes companheiras de plantas de horta.

Sua proximidade produz melhor teor de óleo essencial na melissa (Melissa officinalis), e melhor desenvolvimento das alfaces.

A consorciação de hortaliças companheiras no canteiro, além de otimizar o espaço, permite a melhor exploração dos nutrientes colocados na preparação do mesmo.