Plantas que atraem beija-flores e borboletas para o jardim

Escrito por

Plantas que atraem beija-flores e borboletas

 

A atração que as flores exercem nos insetos e pássaros!

Flores que contém nectar

Olhando um jardim florido, durante as estações que se sucedem, aparentemente não há atividade.

Numa observação mais detalhada se verá, no entanto, a presença de insetos voadores, como borboletas, abelhas e vespas que vão de flor em flor em busca de alimento.

As flores que contém néctar atraem estes pequenos seres com a promessa de comida.
Obtendo com esta visita a polinização de suas flores, no objetivo maior da reprodução da espécie, cujo produto é o fruto.

Os beija-flores também são responsáveis pela polinização de algumas flores, bem como pequenos morcegos, que polinizam flores que somente abrem à noite.

Algumas delas, como as da família Asclepiadaceae, tem um perfume forte, lembrando carniça e são polinizadas por moscas, atraídas pelo seu odor desagradável.

Plantas que atraem beija-flores e borboletasA natureza é sempre surpreendente e podemos também encontrar os “ladrões de néctar’, como formigas que entram e saem da flor sem realizar a polinização.

Alguns pássaros furam a flor e retiram o néctar sem entrar nela.

Porque ao entrar com o bico ou a cabeça dentro da estrutura da flor o pássaro ou inseto leva depois em seu corpo o pólen de flor em flor.

O pólen entra em contato com o estigma, que faz parte da estrutura do órgão feminino da flor, e é realizado o casamento entre as flores, que tem como resultado o fruto com semente para a perpetuação da espécie.

As gramíneas, no entanto, dispensam esta ajuda, o seu agente polinizador é o vento.

Produzem enorme quantidade de sementes de pouco peso e em algumas espécies são providas de aletas e pêlos que facilitam voar ao vento, levando longe esta promessa de nova vida.

Flores amarelas e azuis para atrair abelhas

Plantas que atraem beija-flores, borboletas e abelhas

 

 

Alguns dos chamados agentes polinizadores são seletivos e são atraídos por determinada flor, com forma e coloração específica.
Observadores notaram que as abelhas são mais atraídas por flores de corola curta e flores amarelas e azuis.

 

Flores para atrair beija-flores e borboletas

Plantas que atraem beija-flores e borboletas - Brinco de Princesa RosaOs beija-flores, com seu bico estreito e longo, são atraídos por flores campanuladas e de coloração amarela e vermelha e as borboletas apreciam flores de corola estreita tipo funil e são menos sensíveis à coloração.

Num jardim devemos introduzir espécies de plantas que atraiam estes agentes polinizadores, dando vivacidade ao espaço, encantando as pessoas.
Algumas plantas são de fácil cultivo, bonitas e que farão do jardim um ambiente propício ao aparecimento destes parceiros.

Não queremos dizer com isto que somente as plantas que sejam atraentes para pássaros e insetos deverão ser cultivadas.
Mas colocá-las entre as demais do jardim, além de embelezar, atrará a fauna silvestre alada e darão aquela nota vivaz ao espaço.

Um cuidado, no entanto é preciso ter: se for alérgico a abelhas evitar a colocação das plantas com néctar que sejam atraentes para elas, pois será um risco a correr.

Plantas que atraem beija-flores e borboletas – Alguns exemplos, a introduzir no jardim para atrair beija-flores:

Plantas que atraem beija-flores e borboletas, para atrair borboletas: