Planta-Tapete (Episcia)

Escrito por

A episcia, popularmente conhecida como planta-tapete, é nativa das américas Central e do Sul e é muito usada como planta pendente. Aprenda a cultivá-la.

Nome botânico: Episcia Mart.
Sin: Achimenes cupreata Hook; Episcia Cupreata
Nomes populares: violeta-vermelha, planta–tapete, asa-de-barata, epícia
Angiospermae – Família Gesneriaceae
Origem: América Central e América do Sul

Descrição

planta-tapete florPlanta herbácea perene de altura no máximo de 30 cm, estolonífera e de folhagem ornamental. Suas folhas são ovais, penugentas e rugosas, com colorações prateadas, azuladas ou rosadas, de bordas com manchas pequenas em tom verde escuro.

As flores são tubulares com a garganta pontuadas de amarelo e podem apresentar-se em tons de vermelho (Episcia cupreata), que floresce durante todo o ano e branca ou lilás clara (Episcia lilacina) que floresce do outono até à primavera.

Também pertence ao gênero uma espécie de folhas verdes com nervuras cobre e flores tubulares brancas com a ponta das pétalas franjadas (Episcia dianthiflora), que floresce também na primavera.

Como Plantar a Episcia

A episcia é uma planta de clima ameno a quente, pois tem grande sensibilidade ao frio. É muito usada como planta de vaso para interiores, o que possibilita seu cultivo em regiões de inverno rigoroso.

O tipo de substrato de cultivo é aquele com bom teor de matéria orgânica como o composto de folhas. Misturar com húmus de minhoca e areia na proporção de 3:1:1.

Não aprecia solo encharcado, então a adição de areia grossa beneficia a drenagem e a aeração do substrato.

Mudas e Propagação da Planta-Tapete

A propagação é feita por estacas dos estolões ou divisão de perfilhos.

Coloque-os em recipiente com o mesmo substrato recomendado e mantidos em local protegido do sol e do frio.

Paisagismo e Uso Decorativo

episcea pendenteO local de cultivo em interiores deve ser junto a janelas com muita luz natural embora sem sol direto.

Após o término da floração, aparar a ponta dos ramos produzirá muitas brotações laterais. Como cresce bastante devido aos estolões, seu uso em vasos pendentes dará uma excelente ornamentação para dentro de casa.

Em regiões de clima mais quente, poderá ser cultivada no chão sob árvores, onde terá a proteção para não receber sol demasiado.