pH do solo – Modificando o pH do solo!

Escrito por

pH do solo

Porque modificar o pH do solo:

A acidez do solo, pH é de grande influência na absorção dos nutrientes pelas plantas.

Solos muito ácidos ou muito alcalinos podem reter em ligações e compostos e a deficiência do nutriente na planta se faz sentir, mesmo que esteja no solo,estará indisponível para a planta.

pH do soloA correção do pH deste solo será necessária para que a planta se desenvolva.

Conforme a cultura a ser implantada e também com a recomendação de correção feita com a prévia análise de solos, temos:

– Solos muito alcalinos: torná-los mais ácidos,com a adição de folhas,cascas de árvores,folhas de coníferas,turfa,musgo, pó de serra, compostos vegetais

– Solos muito ácidos: Fazer calagem, que é a incorporação no solo de calcário (carbonato de cálcio), calcário dolomítico (tem também magnésio) ou Óxido de cálcio comercial (cal virgem) ou Hidróxido de cálcio (cal extinta).

pH do solo e os corretivos de acidez:

Deve-se fazer a análise de solos em laboratório, quando for usado o substrato mineral da propriedade.
Na análise vem o índice de pH e a quantidade de corretivo a usar, se necessário, para a cultura desejada a implantar. Consulte um profissional.

No comércio existem alguns elementos que são usados para corrigir a acidez do solo:

1. Calcário é um produto em pó, obtido pela moagem de rocha calcária, contém carbonato de cálcio e carbonato de magnésio.

2. Cal virgem de uso agrícola, quando o calcário é queimado, constituído de óxido de cálcio e óxido de magnésio, pó fino e cáustico.

3. Cal hidratada ou extinta, é a cal virgem com a adição de água, tornando-se hidróxido de cálcio e hidróxido de magnésio.

Os adubos tipo nitrogenados Salitre do Chile, nitratos de K e Ca, tendem a diminuir a acidez do solo e os amoniacais, sulfato de amônio, uréia e fosfato de amônio tende a acidificar.
A mistura feita pela indústria de fertilizantes abrange todos os macronutrientes e a maioria dos micros, em diversas formulações para as diversas culturas.

Em fertirrigação o costume é de utilizar os elementos separados, devido a precipitações por incompatibilidade de alguns elementos.

É conhecida a fórmula NPK com micros,em diferentes fórmulas, como por exemplo: 10-10-10, que significa 10% N -10%P -10%K, para a maioria dos cultivos de jardim,de gramado a folhagens e de 4%N -14%P – 8%K, para arbustos e herbáceas de flores.

pH do solo – Compostos e fertilizantes orgânicos

pH do solo e os  fertilizantes organicosTudo que é orgânico, restos vegetais e animais, excrementos de animais, produtos da indústria alimentícia, vinhaça e torta de filtro da indústria açucareira, tortas oleaginosas, lixos, pode virar adubo orgânico.

Eles são fontes de nutrientes, após passarem por processo de mineralização, com a decomposição feita pelos organismos do solo (bactérias e fungos de decomposição).

São fonte de matéria orgânica no solo, convertendo-se em húmus.
Tem a capacidade de retenção de água disponível para as plantas, melhora as condições físicas do solo, tornando mais leve o solo argiloso facilitando a armazenagem de água e a aeração do solo, bem como o desenvolvimento de raízes.

As propriedades físicas do solo têm grande melhoria, com trocas de nutrientes e facilitando a absorção de nutrientes pelas raízes.

A matéria orgânica é fonte de alimento para os microorganismos úteis do solo, como os fungos que se associam às raízes (micorrizas) e que ajudam a absorção de fósforo, zinco e outros elementos, como na fixação do Nitrogênio.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Sustainable sanitation